Região Balneário / Itajaí

Lula e Bolsonaro em Santa Catarina na próxima semana

Presidente vem pela primeira vez a SC neste terceiro governo

Autor
Lula e Bolsonaro em Santa Catarina na próxima semana
Foto: Divulgação / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará Santa Catarina na próxima semana, onde cumprirá pelo menos duas agendas públicas. Uma dessas agendas será no Porto de Itajaí, onde participará da solenidade que marca a retomada das operações do terminal após o contrato de concessão provisória com a Seara Alimentos, do grupo JBS.

PUBLICIDADE

Segundo a deputada Ana Paula Lima, vice-líder do governo na Câmara, caso não haja alterações, a visita ocorrerá na próxima sexta-feira, 5 de julho. Considerado por muitos como o maior reduto bolsonarista do país, Santa Catarina ainda não recebeu a visita de Lula em seu terceiro mandato.

Enquanto isso, Bolsonaro já visitou o Estado em pelo menos quatro ocasiões desde que deixou a presidência, algumas para aproveitar dias de férias em Balneário Camboriú, ou para participar de eventos religiosos e suas tradicionais motociatas em Camboriú e Florianópolis.

Evento dos conservadores

Não está claro se a visita de Lula está relacionada à chegada de Jair Bolsonaro em Santa Catarina novamente. O ex-presidente também programou uma visita para o final da próxima semana, nos dias 6 e 7 de julho (sábado e domingo), onde participará do maior encontro conservador do mundo, o CPAC (Conservative Political Action Conference), no Expocentro de Balneário Camboriú, juntamente com sua esposa, Michelle.

Michelle em Balneário Camboriú

Falando em Michelle, a ex-primeira-dama e defensora da causa da inclusão social, foi uma das estrelas na inauguração da Casa do Autista de Balneário Camboriú nesta sexta-feira (28). O prefeito Fabrício Oliveira vem colhendo bons frutos dos eleitores conservadores com a presença da família Bolsonaro na cidade que administra.

E o governador?

A visita de Lula é considerada um ato oficial de governo, mesmo que tenha um fundo político em ano eleitoral. O que resta aos observadores de plantão é aguardar a presença do governador Jorginho Mello nos compromissos do Presidente da República. Além disso, vale destacar que em todas as visitas da família Bolsonaro a SC, Jorginho nunca perdeu a oportunidade de sair na foto com as lideranças nacionais do PL.

Navio da primeira dama

A relação de Lula com Itajaí em seus dois governos anteriores é de longa data. No primeiro mandato, ele esteve em Itajaí para inaugurar um navio gaseiro batizado com o nome da ex-primeira-dama, Marisa Letícia. Depois, retornou à cidade para entregar obras de recuperação do porto, já no segundo mandato.

Ministério da Pesca

Durante a campanha de 2002, foi em Itajaí que o então candidato Lula, assumiu o compromisso de criar o “Ministério da Pesca”. A plateia era repleta de empresários, pescadores e executivos do setor. Esse compromisso foi honrado.

Relacionadas