O empresário Carlos Humberto Silva, pai do deputado estadual Carlos Humberto (PL), desistiu de concorrer à prefeitura de Balneário Camboriú para apoiar Juliana Pavan (PSD). O Democracia Cristão (DC) homologou a candidatura de Silva em convenção no último sábado (27), enquanto o PSD realizou uma grande festa para anunciar a aliança com o MDB, tendo como vice o vereador de três mandatos, Nilson Probts.
A desistência, que Silva chamou de “soma”, é um movimento significativo na disputa política interna do PL em Balneário Camboriú. Parte do partido apoia o prefeito Fabrício Oliveira e seu candidato Peeter Lee Grando, enquanto outros acreditavam na candidatura do deputado Carlos Humberto (o filho). “Não retirei meu nome, porque não estou saindo do contexto político. Na verdade, eu somei meu nome a este projeto, que vamos trabalhar diariamente para que seja o vencedor”, afirmou o empresário, em clara resposta a não candidatura do filho e a opção clara de apoiar Juliana Pavan.
Candidatos do PP e do Novo
Balneário Camboriú também já tem confirmada a candidatura do vereador André Meirinho (PP) a prefeito, em chapa pura com a empresária Eliane Colla, ex-presidente do CDL da cidade. O partido Novo aposta no vereador Lucas Gotardo para a prefeitura, após aprovação em convenção.
Nomes do PL e PT
O PL realizará sua convenção neste final de semana, onde deve homologar a candidatura de Peeter Lee Grando, aposta do atual prefeito para sucedê-lo. O PT deverá confirmar a ex-vereadora Marisa Zanoni como candidata. Com essas definições, tudo indica que Balneário Camboriú haverá cinco candidatos a prefeito na cidade.
Novo ciclo político em Itajaí
Em Itajaí, as convenções partidárias entre sexta (2) e segunda-feira (5) definirão os concorrentes na eleição que promete encerrar o ciclo das famílias Bellini e Morastoni, que dessa forma, governaram a cidade por 28 anos ininterruptos.
Chiodini, nome do governo
O MDB adotou uma estratégia ousada ao trazer o Deputado Federal Carlos Chiodini para a cidade, após ele transferir seu domicílio de Jaraguá do Sul. O vereador Marcio Dedé, que esteve à frente da Secretaria de Obras por mais de sete anos, será o vice.
Liberais
O PL, na onda Bolsonaro e Jorginho Mello, aposta no ex-vereador e ex-candidato a prefeito Robison Coelho, em dobradinha com o vereador Rubens Angioletti, também do Partido Liberal.
PT
O PT lançará João Paulo Tavares Gama, advogado, ex-presidente da OAB e ex-procurador-geral do município. João, que já foi candidato a prefeito pelo PP, voltou às suas origens de esquerda (antes filiado ao PDT) e terá como companheira de chapa a ex-vice-prefeita Eliane Rebello.
PSD e agregados
Porém, talvez a maior surpresa dessas eleições possa ser o vereador Osmar Teixeira (PSD), jovem de 25 anos. Ele foi identificado como promissor por João Rodrigues, prefeito de Chapecó. É a aposta do partido para assumir a prefeitura, com o atual presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Werner, cotado para ser seu vice.