Peeter Grando, pré-candidato a prefeito de Balneário Camboriú pelo Partido Liberal (PL), esteve em Brasília na última quarta-feira (12) para encontros com várias lideranças nacionais da sigla. O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu o pré-candidato em seu escritório político, onde ambos posaram para uma foto oficial da pré-campanha.
Mais tarde, acompanhado pelo senador catarinense Jorge Seif, Peeter também circulou pelo Congresso Nacional, onde conversou com os senadores Flávio Bolsonaro, Cleitinho Azevedo e Damares Alves. Ele esteve ao lado dos deputados federais liberais, e muitos parlamentares prometeram envolvimento direto em sua campanha.
Na cidade, circula o rumor de que a ida de Peeter Grando a Brasília foi uma espécie de cortina de fumaça para encobrir os efeitos negativos das ações na Câmara de Vereadores. Esta semana, o possível candidato a vice-prefeito, David Labarrica, que preside a câmara, trocou farpas e empurrões com a também vereadora e pré-candidata a prefeita, Juliana Pavan.
A confusão começou na sessão da última terça-feira (11), quando a CPI da EMASA estava sendo instalada e o projeto de alteração do plano diretor estava em pauta. Entre empurrões e ofensas, Labarrica e Juliana foram parar na delegacia, onde cada um registrou um boletim de ocorrência. A plateia, majoritariamente formada por opositores de Fabrício, ficou inflamada e a sessão foi suspensa, sendo retomada na quarta-feira com a presença da Polícia Militar.
Petista disputado em Itajaí
O médico Plinio Silveira apresentou oficialmente sua pré-candidatura a prefeito de Itajaí pelo Partido dos Trabalhadores. Médico de família, pediatra, professor universitário e mestre em Gestão de Políticas Públicas, ele tem dedicado sua vida à Medicina e às questões sociais.
Ao longo dos seus 43 anos de experiência, destacou o discurso tradicional petista: “Vamos discutir políticas públicas que priorizem a justiça social, a igualdade de oportunidades e a gestão responsável dos recursos públicos”, declarou.
Dr. Plínio enfatizou também que seus estreitos laços em Brasília e com o Presidente Lula serão a base sólida para uma gestão pujante que colocará Itajaí em posição de destaque nos indicadores econômicos e sociais.
Desistência
Antes de Plínio Silveira, o pré-candidato dos petistas era o advogado João Paulo Bastos Tavares Gama, que desistiu dos planos após a morte prematura de seu filho. Abalado com a perda, ele alegou que, por enquanto, não possui condições psicológicas para enfrentar uma eleição.
Republicanos de vice em Brusque
Em Brusque, surgem comentários da Câmara de Vereadores indicando que o PL, partido que recentemente acolheu o prefeito André Vechi (eleito pelo DC) e que tem como vice o também liberal Deco Batisti, está em tratativas internas para colocar um nome do Republicanos como candidato a vice-prefeito, preterindo assim Batisti.
Jean Dalmolin
O nome, segundo algumas apostas, seria do atual presidente da Câmara de Vereadores, Jean Dalmolim. Desta forma, haveria mais chances de confirmar uma ampla coligação dos chamados partidos “conservadores” no projeto de manutenção da administração. Vale frisar que o atual grupo de situação se formou após a cassação de Ari Vequi (MDB), ocorrida em maio do ano passado.