Região Grande Florianópolis

Vídeo: caminhão pega fogo na BR-101 e trânsito fica lento

Ocorrência foi registrada no início da tarde desta segunda-feira (8)

Autor
Vídeo: caminhão pega fogo na BR-101 e trânsito fica lento
Foto: Marcelino Souza / Massa FM

Um caminhão pegou fogo no início da tarde desta segunda-feira (8) no quilômetro 183,5, sentido Sul da BR-101 em Biguaçu, na Grande Florianópolis, próximo à entrada de Governador Celso Ramos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e por volta das 15h10 as chamas já tinham sido controladas.

PUBLICIDADE

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito chegou a ser desviado para as marginais em ambos os sentidos, mas as pistas principais já foram liberadas. A ocorrência gerou filas de aproximadamente dois quilômetros.

A concessionária que administra a via, a Arteris Litoral Sul, também está no local. Ainda não há informações sobre feridos, assim como sobre a carga que o veículo transportava.

O apresentador da Massa FM Hamilton Reginaldo esteve no local e registrou o momento em que o caminhão pegava fogo. Assista:

O que pode provocar incêndio em veículo

Alguns dos fatores que podem causar um incêndio veicular são falha mecânica, aumento da temperatura do veículo, vazamentos de combustíveis e curtos elétricos. De acordo com o portal AutoPapo, da UOL, uma das principais causas é o aumento da temperatura.

Com o funcionamento do motor, há um aquecimento natural das partes que compõem toda a motorização do carro e o líquido de arrefecimento entra em cena para percorrê-las e resfriá-las.

Na direção, o motorista tem que ficar sempre atento ao painel do carro ou aos indicadores de temperatura, pois jamais deve-se conduzir o veículo com alguma alteração desse tipo.

O que fazer se o carro pegar fogo?

  • Pare o carro: se você estiver trafegando, encoste distante de outros veículos e de outras pessoas imediatamente;
  • Saia do veículo: desligue o automóvel e retire a chave da ignição, em seguida, destrave as portas, retire o cinto de segurança e saia do carro auxiliando demais ocupantes;
  • Acione o Corpo de Bombeiros: se distancie do automóvel e ligue para o número 193;
  • Não tente apagar o incêndio: não é indicado que pessoas sem treinamento façam combate às chamas, a não ser que seja no princípio do incêndio e que a pessoa disponha de um meio extintor adequado.