Região Grande Florianópolis

Trânsito lento: colisão deixa motorista preso às ferragens na BR-101

Batida envolveu dois caminhões e aconteceu na noite desta terça-feira (25)

Autor
Trânsito lento: colisão deixa motorista preso às ferragens na BR-101
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Um acidente entre dois caminhões, registrado na noite desta terça-feira (25) na BR-101 em São José, deixou um motorista preso às ferragens e mobilizou os socorristas do Corpo de Bombeiros. A batida ocorreu por volta das 21h30 em um trecho conhecido pela incidência de acidentes, em frente ao MundoCar Mais Shopping, na altura do bairro Kobrasol.

PUBLICIDADE

Segundo a equipe empenhada, após a colisão traseira, a carga de um dos veículos avançou sobre a cabine, prendendo o motorista. Um dos caminhões transportava vergalhões de ferro e o outro, bobinas de aço. A vítima, que tem entre 45 e 50 anos, estava consciente e orientada, e teria ficado presa pelas pernas e pela coluna sobre o banco distorcido.

Os bombeiros, inicialmente, estabilizaram a cabine do caminhão com cintas catraca. Posteriormente realizaram as manobras de afastamento da porta, retirada da barra de direção, retirada de parte do banco e remoção das partes internas do veículo (manobra denominada criação de espaço interno) para melhor posicionarem os cilindros expansores.

Foram acionados os caminhões guincho da Auto Pista Litoral Sul, que com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) bloqueou a via no sentido Norte, bem como o guincho da Capitania dos Portos, posicionado no sentido Sul, junto aos caminhões, interditando temporariamente toda a BR-101. Enquanto um erguia a carga de maneira controlada, o outro levantava a cabine.

A todo momento, a equipe avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazia a regulação do paciente com medicamentos, a fim de evitar que seu nível de consciência baixasse a ponto de ele perdê-la, e para reduzir as possibilidades de síndrome de esmagamento. Após algumas horas de operação, a vítima foi extraída com sucesso e encaminhada ao hospital pelo Samu. A liberação da via ficou aos cuidados da PRF.

BR-101 quase 12 horas depois

Um das carretas ainda está no local na manhã desta quarta-feira (26). A Auto Pista trabalha para a retirada do veículo, mas o trânsito da rodovia permanece lento em ambas as direções. De acordo com o subcomandante da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), Ricardo Pastrana, em sentido Norte há filas até Palhoça, e em sentido Sul, há retenção desde Biguaçu até o bairro Roçado.

A reportagem do Guararema News esteve no local nesta manhã. Confira o vídeo registrado pelo repórter Beto Mota:

Relacionadas