Região Grande Florianópolis

São José testa projeto europeu de mobilidade urbana

Alterações são baseadas em um método chamado “traffic calming”

São José testa projeto europeu de mobilidade urbana
Foto: Divulgação / Prefeitura de São José

A Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito da Prefeitura de São José implantou testes de novas configurações de circulação em locais da cidade, como cruzamentos e curvas, que têm histórico de acidentes. Segundo divulgado, as alterações são baseadas em um método chamado “traffic calming”, elaborado para dar fluência segura, com carros em velocidade mais baixa, e possibilitar segurança na circulação de pedestres e ciclistas. O modelo foi tirado de sistemas bastante utilizados em cidades da Europa. Os testes em São José foram implantados após análise de fatores e readequações viárias nos locais.

PUBLICIDADE

Um dos locais escolhidos e com testes já em andamento é o movimentado cruzamento da Rua Osni João Vieira, com a Irineu Bornhausen, na divisa entre os bairros Campinas e Kobrasol, onde há registro de acidentes frequentes. A pista foi estreitada, os passeios foram alargados e um canteiro central foi implantado. Assim, necessariamente, os carros precisam reduzir a velocidade na passagem, mas sem causar congestionamentos.

Alterações parecidas foram implantadas também em um ponto bastante movimentado e muito crítico em ocorrências, no bairro Fazenda Santo Antônio. No trecho próximo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a via foi alterada com a criação de uma leve curva, que obriga a redução de velocidade, e também com implantação de um canteiro central.

Segundo as autoridades de trânsito do município, a nova aposta vem para inovar e trazer uma mobilidade melhor, tanto para os pedestres, quanto para os motoristas. Entre os aspectos o novo projeto propõe acabar com a instalação de lombadas e faixas elevadas, a partir das alterações nos locais que em consequência das adequações passam a ter trânsito mais lento, sem resultar em congestionamentos.

Relacionadas