Região Grande Florianópolis

São José inicia construção da rotatória ao lado do Shopping Itaguaçu

Obras iniciam nesta terça-feira (28) e devem impactat o trânsito

Autor
São José inicia construção da rotatória ao lado do Shopping Itaguaçu
Fotos: Divulgação / Prefeitura de São José

A Prefeitura de São José nicia nesta terça-feira (28), uma obra aguardada, que promete melhorar a mobilidade urbana e aumentar a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Trata-se da implantação da rotatória ao lado do Shopping Itaguaçu, que será construída na esquina das ruas Gerôncio Thives e Domingos André Zanini, em Barreiros. 

PUBLICIDADE

O investimento é de R$ 1,6 milhão e o prazo é de aproximadamente cinco meses para que a obra seja concluída. O local é considerado estratégico para a mobilidade do município, com uma estimativa de volume de circulação em horário de pico de cerca de 1,8 mil veículos por hora e uma média de 22 mil veículos a cada dia.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, as obras começam nesta terça-feira com a instalação da sinalização. Vale destacar que, com a execução de obras, é natural que ocorram impactos no trânsito e o fluxo fique mais lento no local.

A orientação da prefeitura para os usuários que passarem pelo trecho é de respeitar a sinalização, reduzir a velocidade ao se aproximar da área em obras, manter a distância de segurança do veículo à frente e não parar sobre a pista para observar as equipes em serviço.

Veja a imagem do projeto:

Rotatória

A rotatória nada mais é do que uma praça ou largo, de forma circular, onde desembocam várias ruas e o trânsito se processa em sentido giratório. Elas foram criadas para organizar o trânsito nos cruzamentos com grande fluxo de carros e funcionam como um redutor de velocidade, ajudando a diminuir os conflitos.

Por conta disso, ela é considerada mais segura do que os semáforos. Segundo um estudo conduzido pela Federal Highway Administration, a rótula pode reduzir ferimentos por acidentes de trânsito em 75%, as mortes em 90% e os atropelamentos em 40%.

Relacionadas