
A Polícia Militar vai retomar a fiscalização do trânsito em Jaraguá do Sul com radar móvel. Dentre as justificativas da medida, está o grande número de acidentes e os mais de 800 pedidos de moradores para a instalação de faixas elevadas e lombadas físicas.
Radar móvel
Utilizado pela última vez no ano de 2016, um motorista chegou a ser flagrado trafegando na área urbana da cidade a 150km/h. Assim, o auxiliar de Comunicação Social do 14º Batalhão de Polícia Militar, Sargento Jean Rudolf, ressalta que o objetivo da volta do uso do radar móvel serve para tentar garantir a segurança de todos. “A intenção é proteger as pessoas de bem, as pessoas conscientes que transitam pela cidade”, reforça.
Além disso, dados da PM apontam que em 2020, 29% dos acidentes de trânsito resultavam em pessoas feridas. Em contrapartida, somente no primeiro semestre esse número aumentou para 44%. “No local do acidente, o policial constata que, muitas vezes, a principal causa do acidente foi a velocidade incompatível com a via”, declara Rudolf.
Início da fiscalização
Por fim, o diretor do Departamento de Trânsito da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Gilmar Marietto, ainda não há prazo para início da fiscalização. “Após algumas atualizações de sinalização, em cerca de 90 dias, a PM já poderá começar esse trabalho para tentarmos diminuir a gravidade dos acidentes”, ressalta.