Região Grande Florianópolis

Primeiro ônibus elétrico de Floripa começa a rodar na quinta-feira

Veículo é um teste e irá operar em diferentes linhas na capital

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Primeiro ônibus elétrico de Floripa começa a rodar na quinta-feira
Foto: Dani Dalla Fotografias/Divulgação

Os moradores de Florianópolis terão um novo modelo de ônibus a circular pelas ruas da capital. O ônibus elétrico começa a ganhar espaço no transporte urbano partir desta quinta-feira (24). Os motoristas que trabalham nas linhas administradas pelo Consórcio Fênix passaram por um treinamento para poder operar o novo veículo. Dessa forma, a estação de carregamento ficará no TICEN. Além disso, vai operar em diversos itinerários, que ganharam prioridade de acordo com a demanda e outros critérios técnicos.

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“Além de menos poluentes, esses veículos são silenciosos e também vão economizar combustível. A longo prazo, com a ampliação da frota, irão diminuir o custo do sistema”, comemora o Prefeito Topázio Neto.

“Esse é um ônibus teste, vamos preparar os motoristas e o sistema para receber essa nova tecnologia. Recebemos recentemente um aporte do PAC para adquirir ônibus elétricos e o processo está em aprovação na Câmara de Vereadores. No entanto, sabemos que é uma tecnologia importante para o meio ambiente e modernização da frota”, explica o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne.

Confira as linhas onde ele será usado

Para utilizar o ônibus, os usuários poderão usar os cartões convencionais, como de estudante, cidadão e cartão especial. Os valores também são iguais às tarifas da cidade. O uso do veículo será distribuído nas seguintes linhas:

184 – UDESC via Beira Mar

188 – TICEN – UFSC

138 – Volta ao Morro Sul via Lauro Linhares

320 – TILAG -TICEN via Beira Mar

630 – Corredor Continente

Mais sustentabilidade, conforto e segurança

O ônibus que vai circular pelo município é o Azure A12 BR de 12 metros. O modelo tem fabricação pela TEVX Higer, uma das maiores montadoras de ônibus elétricos do mundo. Além disso, com capacidade para transportar até 76 passageiros, o veículo possui uma bateria de 385 kWh que pode receber carga em até 3 horas. A autonomia média do veículo é de 300 quilômetros, mas pode ser potencializada pelo sistema de freios regenerativos.

Atualmente, o modelo está em operação em outras cidades do país, como Cascavel (PR) e Belém (PA), além de passar por demonstrações em Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP). Além disso, o veículo é construído em monobloco, um padrão de engenharia que proporciona maior rigidez estrutural, eficiência energética e redução de peso em comparação com veículos que possuem chassi e carroceria.

Para maior conforto, os passageiros têm à disposição tomadas USB em todos os assentos. Dessa forma, isso permite o carregamento de dispositivos eletrônicos tanto para quem está nos bancos quanto para os que viajam em pé. O ônibus ainda tem equipamento Wi-Fi e sistema de ar-condicionado ecológico com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV que garantem o conforto térmico.

Além disso, a acessibilidade também é destaque do Azure A12 BR. O modelo conta com piso baixo total, sistema de ajoelhamento da suspensão, área para cadeira de rodas com assento dobrável e rampa de acesso que facilita o embarque e desembarque de passageiros. Dessa forma, tem o objetivo de proporcionar melhor visibilidade e segurança em manobras. Além disso, o veículo também tem como equipamento o com painel digital, retrovisores e câmeras externas.

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