Região Grande Florianópolis

PRF flagra 37 toneladas de excesso de carga na BR-282

Veículos trafegavam em velocidade "extremamente reduzida", segundo a PRF

Autor
PRF flagra 37 toneladas de excesso de carga na BR-282
Foto: Divulgação / PRF

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagraram, na BR-282 em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, quase 37 toneladas de carga a mais do que o permitido em quatro caminhões. As abordagens ocorreram durante uma fiscalização na tarde desta quinta-feira (6).

PUBLICIDADE

Segundo a PRF, os veículos em questão estavam transitando em velocidade “extremamente reduzida, prejudicando o fluxo nesta região de serra”.

Os transportadores foram multados e os motoristas foram liberados para seguir viagem somente após o transbordo da carga excedente de pedras para outros veículos.

Limite de carga

Cada veículo possui uma capacidade de carga a ser transportada. A legislação rege que a limitação de carga de caminhão deve ser realizada por eixo e, dessa forma, orienta que é preciso dividir da maneira adequada o peso por eixo para evitar danos no solo e também no próprio caminhão.

Por vezes, a fim de economizar e entregar mais produtos em menos tempo, as empresas se sentem tentadas a operar com a carga acima dos limites. Porém, o respeito à capacidade do veículo é essencial para garantir uma viagem mais segura, evitando problemas no caminhão e multas, reduzindo riscos de tombamento, diminuindo o consumo de combustível e reduzindo também a emissão de gases poluentes.

A PRF salienta que o pavimento asfáltico é um patrimônio público. O peso acima do permitido causa buracos, rachaduras e desníveis. “Quem paga a conta é toda a sociedade”, destaca a força de segurança. Além disso, o sistema de freios e de suspensão do veículo ficam sobrecarregados, aumentando a chance de acidentes.

Relacionadas