Região Balneário / Itajaí

Prefeitura de Itajaí lança edital para obras do binário da Osvaldo Reis

A via é o principal acesso urbano a Balneário Camboriú

Autor
Prefeitura de Itajaí lança edital para obras do binário da Osvaldo Reis
Foto: Divulgação / Avenida Osvaldo Reis - Prefeitura de Itajaí

A prefeitura de Itajaí lançou na última quinta-feira (4) o edital para as obras do primeiro trecho do Binário da Osvaldo Reis. A via é a principal ligação urbana entre Itajaí e Balneário Camboriú.

PUBLICIDADE

A nova avenida formará um binário com o trecho já existente na Osvaldo Reis. A implantação faz parte do “Programa Itajaí 2040: Moderna e Sustentável”. O objetivo, segundo o governo municipal, visa promover melhorias significativas na estrutura urbana, na mobilidade e na modernidade da cidade.

“Após essa publicação, prevemos que em até 60 dias possamos assinar a ordem de serviço para o início da obra. Queremos otimizar o tempo e iniciar essa obra o quanto antes”, lembro o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí, Auri Pavoni.

O trecho em licitação vai desde o limite com Balneário Camboriú até a rua Joel José Ferreira, no bairro Praia Brava. Dessa forma, a via receberá drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, construção de ciclovias, novas calçadas, sinalização viária e paisagismo.

O prazo para executar este primeiro trecho é de nove meses, com orçamento de R$ 7,6 milhões. Os recursos vêm do Banco Internacional do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata – Fonplata.

A intenção, posteriormente, é que o segundo trecho da obra, entre as ruas Joel José Ferreira e Laura dos Santos Laurindo, seja licitado pelo município ainda este ano.

Projeção da obra / Prefeitura de Itajaí

Fonplata

Segundo o banco financiador, um total de 62,5 milhões de dólares está sendo aportado em Itajaí, com contribuição do município. As obras do Fonplata visam melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade urbana entre os diversos bairros da cidade e municípios vizinhos. Além disso, intervenções por meio da repavimentação, ampliação, reabilitação e adequação do sistema viário estão inclusas no projeto.

Os recursos também visam contribuir para a melhora da drenagem da cidade, por meio da implantação de galerias de concreto para a condução das águas de chuva. Outro foco é criar alternativas de espaços públicos para a prática de atividades recreativas e de descanso para a população, por meio da construção e readequação de parques. O estímulo ao uso de meios de transporte não motorizados, contudo, por meio da construção de calçadas para pedestres e ciclovias, também está incluído no financiamento.

Relacionadas