A Prefeitura de Brusque vai interditar a Ponte Antônio Nicolau Maluche, conhecida como ‘Ponte do Maluche‘, a partir de 26 de dezembro – próxima quinta-feira. A estrutura atravessa o rio Itajaí-mirim e fica localizada próximo ao Instituto Federal Catarinense (IFC). A equipes de operários de obras irão recuperar a edificação o local. Os trabalhadores vão remover e construir uma nova cabeceira, próxima à Igreja Calvário. Além disso, está previsto a trocar de gabiões, estruturas de contenção do leito do rio.
O Secretário de Infraestrutura Estratégica de Brusque, Alex Gonçalves, afirmou que a previsão é concluir os reparos em 75 dias, mas o cronograma poderá ser antecipado se as condições climáticas forem favoráveis. Os moradores da cidade utilizam a ponte como importante ligação entre o Centro da cidade e bairros como Jardim Maluche. O local também recebe parte do trânsito que vem da região da grande Dom Joaquim e da cidade de Botuverá.
Os trabalhadores precisam concluir a manutenção e os reparos da Ponte do Maluche antes de avançarem e finalizarem os trabalhos na nova Beira Rio.
As obras anteriores ou as cheias não danificaram a ponte. “O laudo integra um levantamento amplo que avaliou diversas pontes em Brusque, incluindo esta estrutura, e identificou a necessidade de reparos para garantir a segurança e a funcionalidade das obras de infraestrutura do município”, explicou Alex.
Rotas Alternativas
A Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) ficará responsável pelo monitoramento do dois pontos fixos da ligação. Assim, vai auxiliar na fluidez do tráfego. Os agentes de trânsito irão atuar para evitar que caminhões maiores acessem a área central.
A equipe de sinalização instalará avisos indicando as rotas alternativas pelas pontes do bairro Rio Branco e pela ponte do Terminal Urbano, para os condutores que estiverem na área central da cidade. A Diretoria de Trânsito, ainda assim, solicita que os condutores respeitem as sinalizações de orientação e restrição próximas à obra. Não haverá nenhuma outra alteração no trânsito, exceto a interdição da ponte.