Região Santa Catarina

Pedágio terá reajuste nas praças entre Curitiba e Palhoça

Alta corresponde à variação do IPCA do mês de fevereiro

Autor
Pedágio terá reajuste nas praças entre Curitiba e Palhoça
Foto: Divulgação / Arteris

A partir desta quarta-feira (29), as tarifas das cinco praças de pedágio das BRs 116 (Contorno Leste) e 376 no Paraná, e 101 em Santa Catarina – cujos trechos são administrados pela Arteris Litoral Sul – sofrerão reajuste nos valores.

PUBLICIDADE

A mudança foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28). O valor da tarifa básica, que agora custa R$ 4,90, passa a ser R$ 5,20.

De acordo com a concessionária, o reajuste tem como data-base o dia 22 de fevereiro e por isso, a alta corresponde à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) daquele mês. O aumento também está ligado ao reequilíbrio de projetos extracontratuais, à instalação de novos radares e o passivo do quilômetro 668 da BR-376.

Conforme publicado, as praças de pedágio que sofrem a mudança de valor são P1, em São José dos Pinhais, P2, em Garuva, P3, em Araquari, P4, em Porto Belo, e P5, em Palhoça.

Confira os novos valores

Foto: Divulgação / Arteris

Como pagar

Os pagamentos das tarifas podem ser realizados através de dinheiro em espécie, cartão de débito com aproximação, além de smartphones e smartwatches nos quais tenha sido habilitada a função débito por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC).