Na tarde deste domingo (24), uma tragédia aconteceu na Serra da Barriga, em União dos Palmares, no estado de Alagoas. Um ônibus escolar que transportava mais de 40 passageiros – entre crianças, adolescentes e adultos; caiu em uma ribanceira, deixando 17 pessoas mortas e outras 29 feridas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o ônibus escolar despencou de uma altura de aproximadamente 20 metros. Contudo, testemunhas informaram aos socorristas que o veículo apresentou falha mecânica, quando o motorista perdeu o controle do ônibus, que acabou caindo na ribanceira e parou em um local de difícil acesso.
As equipes dos bombeiros usaram três viaturas e um helicóptero no socorro às vítimas. Todas elas estão no Hospital Geral do Estado, Hospital Metropolitano e no Hospital Regional da Mata.
Conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, 16 vítimas tiveram o óbito confirmado no local do acidente. Porém, uma gestante deu entrada no Hospital Regional da Mata (HRM), mas não resistiu aos ferimentos.
Há crianças e adolescentes entre as vítimas do acidente. Para o atendimento hospitalar, 21 leitos de UTI Pediátrica e 3 de UTI para adultos ficaram disponíveis para atender às vítimas, conforme recomendação da equipe médica que assiste as pessoas feridas.
O ônibus escolar, cedido pela prefeitura, seguia com destino ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Neste ponto turístico acontece o projeto Pôr do Sol na Serra, com atrações artísticas e culturais, todos os domingos do mês de novembro.
O local recebe muitos turistas nesta época do ano. Enfim, a Prefeitura de União dos Palmares publicou uma nota nas redes sociais afirmando que as circunstâncias do acidente estão sendo apuradas. O município decretou luto de três dias.