Os trechos de rodovias federais na região metropolitana de Florianópolis tiveram uma manhã caótica, no que se refere a congestionamentos nessa terça-feira (2). As causas principais, além do grande número de veículos, foram ocorrências que provocaram interdições temporárias e pontuais no trecho da BR-282 – Via Expressa.
Primeiro foi um acidente entre carro e moto, na divisa de São José e Florianópolis. Segundo a Guarda Municipal os veículos colidiram entre os bairros Campinas e Abrahão, interditando temporariamente parte da pista. Não houve feridos no acidente, apenas danos materiais e trânsito praticamente parado. Um pouco mais tarde, um veículo teve problema mecânico e parou sobre a faixa da direita, voltando restringir o trânsito.
Por volta de 9h45 a Guarda Municipal atendeu nova ocorrência, dessa vez um pouco mais grave. Um engavetamento envolvendo cinco carros ocorreu próximo ao controlador de velocidade instalado na altura dos acessos ao bairro Coqueiros.
A consequência foi a formação de filas e trânsito extremamente lento no sentido Sul, entre Biguaçu e São José na BR-101 e todo o trajeto da Via Expressa com lentidão extrema, inclusive nas pontes de acesso à Ilha, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz.