
Nesta sexta-feira (1º) termina o prazo para realização de vistorias no transporte escolar de Blumenau, no Vale do Itajaí. A inspeção deve ocorrer para garantir que os veículos estejam dentro das normas obrigatórias para o transporte dos estudantes. Assim, garantirão a segurança de todos os passageiros e motoristas.
“É uma ação importante, onde avaliamos as condições das vans escolares e a documentação dos veículos, dos motoristas e dos monitores. Com isso, garantimos a segurança das nossas crianças e adolescentes, bem como de todos que estão nas ruas”, afirma o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos.
Como fazer a vistoria no veículo de transporte
O agendamento das vistorias deve ocorrer pelo telefone (47) 3381-7006 e pelo WhatsApp (47) 99936-3977. Contudo, o procedimento acontece na nova sede da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), localizada na Rua das Missões, 455, bairro Ponta Aguda, das 8h às 17h30.
No entanto, até o momento, 43 dos 93 veículos de transporte escolar vistoriados no primeiro semestre passaram pelo procedimento. Ou seja, isso significa que cerca de 46% da frota em operação fez a inspeção.
“Os pais e responsáveis devem ficar atentos, pois somente os veículos identificados com o selo lilás no para-brisas foram vistoriados e considerados aptos para realizar o transporte dos estudantes”, destaca o diretor de Transportes, William Filipe Rodrigues.
Denuncie irregularidades no transporte escolar
Enfim, em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a SMTT pelo telefone (47) 3381-7006. Já os relatos de irregularidade, portanto, podem ser informados por meio da ouvidoria do município no telefone 156, opção 3, pelo ramal (47) 3381-7022. O e-mail [email protected] também está à disposição.
Documentos a serem entregues na vistoria
Motorista
– CNH de categoria D ou E, com observação de que Exerce Atividade Remunerada (EAR)
– Curso de condutor para transportes escolares
– Certidão de antecedentes criminais emitido pela Justiça Estadual e pela Justiça Federal
Monitores
– RG
– Foto 3×4
– Autorização de pais/responsáveis para monitores que tenham entre 16 e 18 anos
Permissionário
– Vistoria veicular do Inmetro
– Alvará
– Aferição do cronotacógrafo
– Listagem das crianças transportadas