O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma única proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o planeta. Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, o mês tornou-se referência mundial para se pensar e analisar as ações que são desenvolvidas para reduzir as estatísticas.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, efetivamente, discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento.
Programa permanente, além do Maio Amarelo
Em Blumenau, no Vale do Itajaí, a cidade instituiu um programa permanente de educação para o trânsito neste ano nas escolas municipais. O intuito é preparar os jovens para serem condutores responsáveis. Durante o mês, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), está sendo distribuído um material didático elaborado especialmente para os estudantes.
O projeto piloto Trânsito Seguro foi lançado inicialmente na Escola Básica Municipal Anita Garibaldi. As equipes da Escola Pública de Trânsito (EPT) e da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) ministrarão as aulas uma vez por mês para aproximadamente 400 estudantes dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental.
Durante o evento, foi entregue aos estudantes um kit com cinco apostilas abordando temas que auxiliam no aprendizado de alfabetização e raciocínio lógico, aliados a temas como ética e cidadania, meio ambiente e inclusão.
Além disso, antes do Maio Amarelo começar, a EPT da Secretaria de Trânsito e Transportes de Blumenau ofereceu um Curso de Pilotagem Defensiva para Motociclistas. As aulas começaram no dia 24 de abril. Totalmente gratuito e com certificação, o treinamento formou aproximadamente 60 motociclistas.
Campanhas de doação de sangue, arrecadação de tampinhas e blitze educativas são algumas das ações desenvolvidas durante a 11ª edição do Maio Amarelo em Blumenau. Ao todo, são mais de 20 atividades âncoras abertas ao público. Contando com eventos em empresas, entidades e escolas, passam de 40 atividades alusivas à data.
O slogan do movimento neste ano é: “Paz no Trânsito começa por você”. “O Maio Amarelo é o momento de lembrar que as ações realizadas por cada um de nós no trânsito fazem toda a diferença no dia a dia da nossa cidade. E o slogan deste ano reforça isso, que a paz no trânsito começa por nós quando respeitamos as leis de trânsito, no momento em que somos gentis e ajudamos alguém a atravessar a rua ou ao conduzir nossos veículos com prudência”, explica o coordenador da EPT de Blumenau, Marco Rebello.
Última ação antes do mês terminar
Antes do mês terminar, ainda haverá uma das principais ações do Maio Amarelo em Blumenau. Na próxima quarta-feira (29), terá um simulado de sinistro de trânsito, com o encerramento oficial das ações de 2024.
A simulação envolverá veículos, motos, o resgate de vítimas feridas e mortas. O local e horário desta ação só serão divulgados momentos antes, para que haja o fator surpresa e os profissionais envolvidos se sintam em uma situação real de acidente.