Será que o inDrive é seguro? Aposto que você já fez essa pergunta antes mesmo de usar este aplicativo ou os demais existentes no mercado, seja no Brasil ou seja no exterior. Pois saiba que o inDrive é seguro. E, sim, ele é tão seguro quanto os concorrentes, o que difere é que cada um possui suas próprias limitações.
Neste contexto, podem ocorrer falhas na validação de documentos, no envio de fotos, na incompletude de dados, no salvamento o histórico de corridas, enfim, em vários quesitos. Contudo, quando o assunto é segurança, ele é sempre pensado pelos engenheiros de software, sejam os do inDrive, sejam da Uber e de todos os outros.
Entretanto, vale salientar que o motorista é o responsável por cerca de 70% da segurança na prestação do serviço. Isso porquê é ele quem roda pelas cidades, conhece todos os pontos e riscos prováveis. Além disso, ele não deve confiar plenamente no policiamento, nem mesmo nos passageiros que entram em seu veículo.
Esses e outros cuidados são necessários. Portanto, se você perguntar se o inDrive é seguro, a resposta é: sim, o inDrive é seguro. Porém isso não significa que você não precise tomar todos os cuidados possíveis quando entrar em um carro ou moto pelo inDrive.
inDrive é seguro e tem parcerias
Com o objetivo de tornar as viagens ainda mais seguras, em 2019, a inDrive firmou uma parceria com a seguradora Chubb Corporation. Então, essa parceria cobre toda a rede de motoristas afiliados no país, sem custo adicional para motoristas e passageiros.
Portanto, quase todos os motoristas das cidades que usam inDrive no Brasil estão segurados pela empresa Chubb. No site da empresa a gerente de Marketing do inDrive no Brasil, Anastácia Vilas Boas, confirma que o inDrive é seguro e a unificação da cobertura de viagens com a plataforma “é mais um esforço que o inDrive faz a favor da segurança de todos os usuários”.
Como funciona o suporte Chubb no inDrive?
Agora que você já sabe que o inDrive é seguro, saiba também como funcionam as opções de segurança. No aplicativo, ao abrir o modo Motoristas, o condutor terá a acesso às possibilidades que tornem a viagem mais segura. Se tiver alguém passando mal dentro do veículo, é possível chamar uma ambulância com um simples toque.
Além disso, caso seja necessário um pedido de segurança através de policiamento, é só acionar o botão “chamar a polícia” ou ainda buscar informações e dicas sobre como ter segurança no veículo. No entanto, essas opções de policiamento e ambulância têm apenas os serviços de emergência. Veja:
Além de todas essas possibilidades mencionadas anteriormente, essa parceria disponibiliza:
- Suporte e atenção 24/7;
- Compartilhamento da viagem com pessoas confiáveis por meio do GPS;
- Verificação de identidade pelo Facebook para novos usuários.
O inDrive é seguro e dá dicas aos passageiros
“A segurança de nossos clientes é tão importante para o inDrive quanto garantir a igualdade no mundo dos negócios e oportunidades iguais para todos”, diz o CEO do InDrive, Arsen Tomsky, no site oficial da empresa ao falar sobre o pacto de segurança dos serviços de mobilidade existentes no inDrive.
Veja as dicas que o inDrive dá aos passageiros
- Verifique a placa do carro, o modelo do carro e a foto do motorista antes de iniciar uma viagem;
- Cancele a corridas se as informações não corresponderem;
- Informe o número da entrada ou o local de partida preciso e verifique novamente o endereço de destino ao fazer um pedido. Se você estiver em mais de quatro passageiros, com bagagem volumosa ou com um animal de estimação, por favor mencione isso na seção de comentários;
- Mudou de ideia? Avise o motorista e cancele sua viagem.
O que dizem os motoristas em relação à segurança do inDrive
Alguns problemas de segurança nos aplicativos de mobilidade são comuns, bem como a insegurança nas ruas. Contudo, a maior reclamação dos condutores é em relação à segurança jurídica, inclusive várias paralisações já foram realizadas por motoristas de aplicativos.
O inDrive é seguro sim. Mas para grande parte dos profissionais, de todos os aplicativos de mobilidade, a grande quantidade de pessoas atuando na área, sem um certo “controle jurídico”, gera insegurança. Ou seja, falta uma regulamentação clara sobre os aplicativos de transporte, uma legislação que dê suporte a esses profissionais.
Já foi criado projeto de lei para regulamentar a profissão, inclusive que busca criar um novo contrato de trabalho em plataformas digitais de transporte individual privado ou de entrega de mercadorias. No entanto, até o momento pouco avanço teve o amparo à categoria.
Regras básicas de segurança fornecidas no aplicativo
O que fazer:
- Ser amigável e educado: Tratar os passageiros e colegas motoristas com gentileza e respeito.
- Seguir as regras de trânsito: Dirigir de forma segura, obedecer os limites de velocidade, e evitar freadas bruscas que possam deixar os passageiros desconfortáveis.
- Estar alerta: Ou seja, manter-se atento ao caminho e estar sempre bem descansado.
- Usar cinto de segurança a todo momento: Todos, motoristas e passageiros, devem usar cinto, mesmo estando no banco de trás.
- Mantenha suas informações do app atualizadas: Conferir que sua foto, nome, e detalhes do seu carro estejam corretos. Nunca compartilhe sua conta ou utilize a conta de outra pessoa.
- Fazer manutenções no seu veículo: Fazer uma verificação rápida no seu carro a cada viagem, mantendo ele limpo e bem ventilado.
O que não fazer:
- Conversas pessoais: Não fazer perguntas íntimas ou discutir assuntos pessoais. Fale sobre assuntos neutros como o clima – esse tema não tem erro.
- Contatos físicos: Mantenha uma distância respeitável e não toque nos seus passageiros sem seu consentimento.
- Discriminação: O preconceito e a intolerância não têm vez no inDrive. Trate todos de forma igual e não realize nenhuma forma de discriminação.
- Comunicações após a corrida: Finalize a conversa quando a corrida for finalizada, e não troque informações de contato. Caso o passageiro esqueça algo no veículo, entre em contato com nossa equipe de suporte.
- Dirigir alterado: É ilegal dirigir sob a influência de álcool, drogas, ou qualquer substância que altere sua habilidade de operar o veículo de forma segura.
- Passageiros não-autorizados: Durante a corrida, ninguém além do motorista, passageiro solicitante, e seus convidados deve estar no carro.