Uma idosa de 67 anos morreu na tarde desta segunda-feira (1º), após ter uma parada cardiorrespiratória dentro de um veículo no Trevo da Seta, no bairro Rio Tavares, região Sul da Ilha, em Florianópolis.
Populares teriam acionado o socorro por volta das 14h40 após perceberem que a vítima estava desacordada dentro do carro. O Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local, e solicitaram o apoio do helicóptero Arcanjo-01.
Os socorristas conseguiram acesso ao veículo e tentaram manobras de reanimação cardiopulmonar na idosa, mas sem sucesso. A morte da mulher foi confirmada ainda no local. A identidade da vítima ainda não foi divulgada.
O que é uma parada cardiorrespiratória
A parada cardiorrespiratória ocorre quando o coração para de bater e a pessoa para de respirar. Nessa situação, o socorro médico precisa ser acionado imediatamente (ligar para o Samu no número 192). Enquanto se aguarda o atendimento, a massagem cardíaca deve ser iniciada para que o coração volte a pulsar.
A ressuscitação de pessoas com parada cardiopulmonar é uma prática antiga e vem sendo orientada por protocolos das organizações de cardiologia. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia publica diretrizes em que orienta o uso da manobra por profissionais de saúde e por leigos.
A cada minuto que passa, a chance de sobrevivência fica de 7% a 10% menor. Por isso, e pelo fato de a compressão torácica ser uma medida efetiva para reversão da parada cardíaca, é recomendável que o leigo que estiver próximo do paciente e que saiba fazer a massagem cardíaca inicie imediatamente o protocolo.
5 passos para fazer compressões torácicas em adulto
Segundo o protocolo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, “os aspectos principais a serem observados nas compressões são frequência, profundidade, retorno do tórax a cada compressão e interrupção mínima”:
- Posicione-se ao lado da vítima e mantenha seus joelhos com certa distância um do outro, para que tenha melhor estabilidade (é melhor que a pessoa esteja deitada no chão);
- Coloque o calcanhar da mão no esterno (osso que fica no centro do peito da pessoa). Coloque a outra mão em cima da primeira mão e interligue os dedos;
- Usando o peso do seu corpo, pressione diretamente para baixo de 5 a 6 centímetros no peito;
- Permita o retorno completo do tórax após cada compressão, evitando “descansar” apoiado sobre o tórax da vítima. O movimento de sobe e desce deve ser contínuo;
- Repita o movimento até que uma ambulância chegue e os profissionais assumam os cuidados.