Neste mês de setembro, mais 400 patinetes serão disponibilizados aos moradores de Florianópolis. As regiões contempladas na cidade serão a continental e os bairros Ingleses e Santinho.
Enquanto que no Continente e no Centro, os equipamentos são da empresa Woosh, no Norte da llha serão disponibilizados pela companhia JET. A coordenação dos dispositivos fica a cargo das secretarias de Mobilidade e Infraestrutura e Planejamento e Inteligência Urbana do município.
A retomada do serviço de locação de patinetes na Capital ocorreu em junho do ano passado. “Essa é mais uma alternativa de mobilidade ativa na cidade, importante para o desenvolvimento e mobilidade da região. Além de patinetes, temos as bicicletas elétricas que facilitam o deslocamento nos principais pontos da cidade”, pontuou o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne.
No entanto, vale destacar que os equipamentos devem ser utilizados com moderação: eles não podem ser compartilhados por dois usuários ao mesmo tempo, assim como não podem ser deixados em locais onde dificultem o trânsito, como faixas de pedestres, rampas de acesso, ou vagas de estacionamento de prédios.
Além disso, é importante que os limites de velocidade também sejam respeitados: são permitidos 6 quilômetros por hora em calçadas, 15 quilômetros por hora em ruas e 20 quilômetros por hora em ciclovias.