Região Grande Florianópolis

Florianópolis chega a 1,2 mil patinetes com 4 milhões de quilômetros rodados

Capital de SC se tornou referência no uso de patinetes elétricas no Brasil

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Florianópolis chega a 1,2 mil patinetes com 4 milhões de quilômetros rodados
Foto: divulgação

Florianópolis está entre as cidades brasileiras que mais se destacam na implementação de soluções inovadoras para a mobilidade urbana, com foco na sustentabilidade e na inclusão de novos modais de transporte. Nesse contexto, as patinetes elétricas têm ganhado espaço como alternativa eficiente para deslocamentos urbanos.

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Dados da Whoosh, multinacional líder em micromobilidade urbana, apontam que os 1.200 veículos disponíveis na Capital catarinense já percorreram 4 milhões de quilômetros rodados. Em Florianópolis, primeira cidade a receber as patinetes da empresa, são 360 mil usuários cadastrados, mais da metade da população.

Florianópolis tem desempenhado papel de destaque na adaptação das patinetes elétricas ao sistema de transporte urbano, ajudando a transformar os hábitos de deslocamento da população e promovendo um aumento significativo na qualidade de vida dos moradores. A implementação de políticas públicas que incentivam o uso responsável desses veículos tem sido essencial para o sucesso desse modelo de transporte.

Inovação e sustentabilidade

Para Cadu Souza, diretor de operações da Whoosh, Floripa se destaca no avanço do mercado de patinetes elétricas no Brasil principalmente pela integração de soluções inovadoras para a mobilidade urbana. “Florianópolis, por exemplo, tem se consolidado na adoção de tecnologias que otimizam o transporte urbano através de inovação e sustentabilidade. Por outro lado, Porto Alegre, com sua infraestrutura robusta de ciclovias e políticas voltadas para a mobilidade verde, se firmou como um dos principais polos para a operação de patinetes elétricas no país”, afirma.

A multinacional de micromobilidade urbana tem desempenhado um papel fundamental na expansão e operação de patinetes elétricas em ambas as cidades. A empresa, que é  hoje a melhor avaliada no Brasil no setor de mobilidade, oferece um serviço de compartilhamento por meio de aplicativo, permitindo que os usuários localizem, desbloqueiem e utilizem os veículos de forma prática e segura. “Temos colaborado estreitamente com as autoridades municipais para garantir que suas operações estejam em conformidade com as regulamentações de cada cidade e para promover o uso responsável dos patinetes”, destacou o diretor de operações da Whoosh.

Passeio de patinete no Parque de Coqueiros, na região continental de Floripa. foto: divulgação

Iniciativas municipais e regulamentações

Em Florianópolis, a Lei nº 18.709/2023 estabelece diretrizes para o compartilhamento de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos. Entre as principais normas, destaca-se a exigência de que esses veículos circulem exclusivamente em ciclovias, ciclofaixas e áreas de circulação de pedestres, com limite de velocidade de 20 km/h. Além disso, a lei prevê a integração dos serviços com o transporte coletivo e a obrigatoriedade de compartilhamento de dados com a prefeitura para o controle e regulação das políticas públicas de mobilidade urbana.

O que diz a regulamentação brasileira?

As normas de patinetes elétricas no Brasil são definidas pela Resolução CONTRAN nº 996, que estabelece que esses veículos precisam ter um limite de até 20km/h, podem circular em ciclovias, ciclofaixas e áreas de pedestres (com velocidade máxima de 6km/h), e em vias com velocidade máxima de 40 km/h. Porém, cada cidade tem a autonomia também de acrescentar regras específicas para a sua região. Em São Paulo, por exemplo, o tráfego nas calçadas é proibido, no Rio de Janeiro, a circulação das patinetes é proibida nas vias que são fechadas ao lazer, que são de uso exclusivo de pedestres.

Para a conscientização dos usuários, a Whoosh tem investido em ações como as Escolas de Direção, uma iniciativa que oferece treinamentos gratuitos para ensinar as boas práticas de condução das patinetes elétricas. O objetivo é proporcionar aos condutores as informações necessárias para utilizar os veículos de forma responsável, respeitando as normas de trânsito e garantindo a segurança de todos. Além disso, a empresa realiza também Blitz Educativas, que reforçam a importância de um comportamento prudente no trânsito, contribuindo para um ambiente mais seguro e organizado nas cidades.

A Whoosh possui em seu aplicativo uma sessão específica sobre regras de uso e direção segura, e no primeiro acesso, o usuário passa por todas essas orientações. Além disso, também desenvolveu uma cartilha de segurança com dicas de boas práticas de uso sobre as patinetes. Para Cadu, promover a conscientização dos usuários é fundamental para garantir a convivência harmônica entre modais. “Seguindo as normas de segurança nacionais e municipais, conquistamos uma mobilidade prática, eficiente e segura para toda a população e que pode alcançar ainda mais pessoas em outras cidades do Brasil”, afirma.

Regras gerais para uso das patinetes
  • É proibido o uso por menores de 18 anos
  • A utilização das patinetes Whoosh é exclusiva para maiores de idade. Essa é uma medida de segurança fundamental, alinhada às diretrizes de regulamentação municipal e federal.
  • Não é permitido transportar mais de uma pessoa
  • As patinetes foram projetadas para suportar uma única pessoa por vez. O uso compartilhado compromete a estabilidade e aumenta o risco de acidentes.
  • Respeite o trânsito e os pedestres
  • Circule com atenção, especialmente em áreas de grande fluxo. Siga as normas locais de circulação.
  • Duas mãos no guidão
  • Assim como em outros veículos, é importante que as duas mãos sejam usadas na condução. Por isso, é importante que o usuário esteja sempre com as duas mãos no guidão da patinete.
  • Atenção às faixas de pedestre
  • Antes de atravessar, o usuário deve descer da patinete e empurrá-la ao seu lado. Atravessar a rua somente a pé e quando as luzes dos semáforos permitirem.
Estacionamento virtual

A Whoosh indica em seu aplicativo os locais corretos para estacionar as patinetes. Posicione-as apenas nos pontos “P” indicados e atente-se para colocá-las de uma forma que não atrapalhe a circulação das demais pessoas. É proibido estacionar a patinete na entrada de garagens e em vagas regulamentadas para veículos específicos.

Se beber não dirija

Álcool pode comprometer o reflexo dos usuários. Por isso, é proibida a condução das patinetes após o consumo.

Nada de fones de ouvido

O uso de fones de ouvido durante a condução do modal compromete a atenção e pode causar acidentes

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