Região Balneário / Itajaí

Itajaí amplia a malha de ciclovias interligando vários bairros

Medida visa incentivar o uso da bicicleta no deslocamento diário

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Itajaí amplia a malha de ciclovias interligando vários bairros
Foto: Marcos Porto / Prefeitura de Itajaí

A Prefeitura de Itajaí iniciou o projeto para ampliar a interligação da malha de ciclovias da cidade. Com 1,7 quilômetro da nova malha cicloviária, a iniciativa adiciona conexões ao sistema, visando alcançar 62 quilômetros de extensão. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, juntamente com a Coordenadoria de Trânsito (Codetran), desenvolvem a ação.

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Três novas ligações compõem a primeira etapa da ampliação da malha cicloviária. A primeira liga o bairro São Judas à Avenida Contorno Sul. O trajeto começa na Rua Jacob Ardigó, passa pelas ruas José Gall e José Testoni e termina na Avenida Abrahão João Francisco, também conhecida como Contorno Sul.

A segunda ligação conecta a Rua Uruguai à Beira Rio. A ciclovia inicia na Rua Uruguai, passa pelas ruas Antônio Caetano, Expedicionário Marquetti e Júlio Coutinho, e chega à Av. Ministro Victor Konder. Além disso, esta etapa do projeto conecta o bairro São Vicente ao bairro Barra do Rio. O trajeto começa na Rua Estefano José Vanolli e segue pela Rua David Adão Schmitt até a Rua Curt Hering.

De acordo com o governo municipal, a implantação da nova ciclofaixa exige alterações no estacionamento da região. O projeto desativa parte das vagas ao longo das vias incluídas, garantindo a segurança dos usuários e melhorando o fluxo do tráfego.

A Prefeitura de Itajaí solicita a compreensão da comunidade, especialmente dos motoristas, e reforça que a medida incentiva o uso de transportes alternativos, contribuindo para um trânsito mais seguro e sustentável. A previsão é concluir o projeto em trinta dias.

Ciclovias existem antes dos próprios carros

As ciclovias fazem parte do sistema de trânsito desde antes da criação dos primeiros automóveis. Segundo registros históricos, elas surgiram em Paris, capital francesa, em 1862, quando o espaço urbano era dominado por charretes, bem como por cavalos. Com o advento das primeiras bicicletas, chamadas de velocípedes, iniciou-se a circulação desses veículos pela cidade. Para garantir espaço adequado a cada meio de transporte, abriram-se as primeiras vias exclusivas para bicicletas.