Após um acidente registrado na noite de sábado (7) no quilômetro 356 da BR-101, em Sangão, no Sul de Santa Catarina, um caminhão pegou fogo e o corpo de um motociclista foi encontrado carbonizado debaixo dele. Tudo aconteceu após uma colisão traseira que envolveu três veículos.
Segundo os bombeiros voluntários de Jaguaruna, a equipe teria sido acionada para um incêndio no caminhão. Mas ao chegar no local, os agentes encontraram o corpo da vítima totalmente carbonizado sob a roda dianteira do veículo.
O caminhão em chamas seria um guincho, que transportava outro caminhão, que não foi atingido pelo fogo. Para apagar o incêndio, os bombeiros utilizaram dois mil litros de água.
O condutor do veículo, de 36 anos, foi atendido pela equipe da concessionária que administra a via. Ele estava “aparentemente ileso”. O terceiro motorista envolvido também não se machucou.
O que pode provocar incêndio em veículo
Alguns dos fatores que podem causar um incêndio veicular são falha mecânica, aumento da temperatura do veículo, vazamentos de combustíveis e curtos elétricos. De acordo com o portal AutoPapo, da UOL, uma das principais causas é o aumento da temperatura.
Com o funcionamento do motor, há um aquecimento natural das partes que compõem toda a motorização do carro e o líquido de arrefecimento entra em cena para percorrê-las e resfriá-las.
Na direção, o motorista tem que ficar sempre atento ao painel do carro ou aos indicadores de temperatura, pois jamais deve-se conduzir o veículo com alguma alteração desse tipo.
O que fazer se o carro pegar fogo?
- Pare o carro: se você estiver trafegando, encoste distante de outros veículos e de outras pessoas imediatamente;
- Saia do veículo: desligue o automóvel e retire a chave da ignição, em seguida, destrave as portas, retire o cinto de segurança e saia do carro auxiliando demais ocupantes;
- Acione o Corpo de Bombeiros: se distancie do automóvel e ligue para o número 193;
- Não tente apagar o incêndio: não é indicado que pessoas sem treinamento façam combate às chamas, a não ser que seja no princípio do incêndio e que a pessoa disponha de um meio extintor adequado.