Região Grande Florianópolis

BR-101 será totalmente bloqueada no Morro dos Cavalos nesta terça

Arteris fará a remoção de uma rocha no local; bloqueio durará uma hora

Autor
BR-101 será totalmente bloqueada no Morro dos Cavalos nesta terça
Foto: Divulgação

Como medida preventiva e de segurança aos usuários, a Arteris Litoral Sul realizará, nesta terça-feira (15), a remoção controlada de uma rocha localizada no quilômetro 231 da BR-101, na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

PUBLICIDADE

Para a execução da atividade de forma segura, a concessionária irá bloquear totalmente a rodovia das 6h às 7h. O bloqueio ocorrerá no quilômetro 229, no sentido Sul (Porto Alegre), e no quilômetro 236, no sentido Norte (Curitiba). A Arteris destaca que o serviço está condicionado às condições climáticas.

A concessionária orienta os motoristas a buscarem locais seguros para aguardar a liberação da via, evitando a formação de filas. As condições de tráfego em todo o trecho sob administração da Arteris Litoral Sul podem ser acompanhadas em tempo real pelo perfil no Twitter: @Arteris_ALS. Para informações adicionais ou solicitações de serviços, o telefone 0800 725 1771 está disponível 24 horas por dia.

Estudo de tráfego da BR-101 no Morro dos Cavalos

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) irá aprofundar os estudos de viabilidade para a construção de um contorno viário no Morro dos Cavalos. A medida é para saber se é viável a construção de um contorno viário na BR-101. Essa seria uma alternativa para melhorar o tráfego na região. Caso a alternativa seja viável, o Governo Federal receberá a proposta.

a ideia do Governo de Santa Catarina é utilizar os R$ 370 milhões que foram aplicados em obras federais, em gestões anteriores. O atual governo já tentou reaver o valor e está cobrando de volta da União.

“A solução dos Morros dos Cavalos é uma discussão antiga, mas está na hora da gente propor uma solução concreta. Eu já autorizei a Secretaria a estudar alternativas, inclusive um contorno que seria mais barato que um túnel. É claro, é tudo um estudo, mas tendo um projeto viável na mão, vou sentar com o governo federal e propor uma parceria. Nosso estado é parceiro para dividir a obra. A gente briga pelo o que é nosso, mas a gente também conversa para se chegar a uma solução”, afirmou o governador.

O trecho em que ocorrerá o estudo tem elevado risco de acidentes e alternativas para minimizar isso já são uma demanda antiga da comunidade. Com o grave acidente que ocorreu no dia seis de abril, o governador Jorginho Mello assinou a autorização para o estudo, a fim de acelerar a solução para o tráfego na BR 101.

Relacionadas