A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) de Blumenau retomou neste último fim de semana a realização da blitz noturna. Das 20h de sábado (15) até as 2h de domingo (16), nove agentes da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e dois policiais militares participaram da ação.
A equipe ficou estrategicamente posicionada na Rua XV de Novembro e Avenida Martin Luther. Durante a ação, foram abordados 250 veículos, resultando em 30 autuações, oito veículos removidos, quatro documentos retidos, dois bafômetros realizados e um bafômetro recusado.
Blitz ajuda a reduzir acidentes, segundo SMTT
Embora alguns motoristas reclamem das blitz, a SMTT garante que a realização delas contribui significativamente para a redução de acidentes de trânsito em Blumenau e promove a segurança viária.
Para o secretário da SMTT, Ricardo Silva, “as ações preventivas ajudam a conscientizar os motoristas sobre a necessidade de dirigir de maneira segura e responsável, incentivando uma cultura de respeito às normas de trânsito”.
O diretor de Trânsito da SMTT, Sérgio Martinez, afirma que a atuação da GMT é constante na cidade e reforça a diferença entre as blitzes realizadas durante o Maio Amarelo e as noturnas.
“O Movimento Maio Amarelo é um momento especial de orientação e, por isso, as blitzes realizadas são educativas e promovidas pela Escola Pública de Trânsito (EPT), que faz parte da diretoria de trânsito. As blitzes noturnas são fiscalizadoras, para conferir se os condutores estão cumprindo as leis de trânsito”.