Região Grande Florianópolis

Acidente na SC-410 deixa motociclista ferida; motorista fugiu

Veículo teria cortado a frente da moto, provocando a colisão

Autor
Acidente na SC-410 deixa motociclista ferida; motorista fugiu
Foto: Arquivo / CBMSC

As forças de segurança investigam um acidente de trânsito registrado na noite desta domingo (13), na SC-410 em Tijucas, na Grande Florianópolis. Na ocasião, uma motociclista de 29 anos ficou ferida após um veículo cortar sua frente e fugir, nas proximidades da entrada da Rua Luiz Santana, no bairro Nova Descoberta.

PUBLICIDADE

Informações indicam que a jovem trafegava pela rodovia, quando um carro que saía da rua, cortou sua frente, provocando o acidente. Rapidamente, o condutor do veículo teria fugido sem prestar socorro,

Atendida pelo Corpo de Bombeiros, a vítima estava consciente e orientada durante o atendimento e apresentou escoriações nas pernas. Ela foi levada ao hospital por uma ambulância.

Quando um acidente de trânsito se torna crime?

Enquanto as infrações de trânsito como avançar sinal vermelho ou dirigir sem habilitação envolvem condutas de menor gravidade e são punidas com medidas educativas e sanções administrativas, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também prevê crimes de trânsito para atitudes mais graves, com potencial para causar lesões, danos materiais significativos e, em casos extremos, a perda de vidas.

Dessa forma, além de se tratar de crime grave, condutas negligentes de grande impacto exigem a aplicação de penas mais severas e, em muitos casos, advindas do Código de Processo Penal, dada a gravidade do ato e suas consequências.

Sobretudo considera-se delito de trânsito:

  • homicídio culposo na direção de veículo automotor;
  • lesão corporal culposa na direção de veículo automotor;
  • omissão de socorro;
  • fugir do local do acidente;
  • embriaguez ao volante;
  • inviabilizar intencionalmente a passagem de veículos prestadores de socorro;
  • participar, em via pública, de corrida, disputa ou competição;
  • dirigir sem habilitação, gerando perigo de dano;
  • permitir, confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou não esteja em condições de conduzi-lo com segurança e trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas proximidades de escolas, hospitais ou concentração de pessoas, gerando perigo de dano.

Relacionadas