Região Grande Florianópolis

Surfe: catarinense Matheus Herdy está a duas vitórias de garantir vaga na elite mundial

Atleta de Florianópolis já venceu duas etapas no Challenger de Saquarema, que pode ser retomada nesta sexta (20)

Surfe: catarinense Matheus Herdy está a duas vitórias de garantir vaga na elite mundial
Foto: Damien Poullenot/WSL /divulgação

O surfista catarinense Matheus Herdy, de Florianópolis, está a apenas duas vitórias nas próximas baterias para entrer de vez na elite do surfe mundial, na etapa do Challenger que está sendo disputada na praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Mateus já avançou duas fases na competição, vencendo a sua bateria de estreia diante do australiano Jordan Lawler, do costarriquenho Carlos Munoz e do americano Nolan Rapoza.

PUBLICIDADE

Na terceira fase, nova vitória na bateria terminando como primeiro colocado à frente dos australianos Jackson Backer e Jacob Willcox e Jake Marshall.

Já classificado para as oitavas de final, Mateus Herdy aguarda agora o retorno das competições da categoria masculina, onde enfrentará o francês Mihimana Braye e, de acordo com as condições locais, o torneio masculino pode ser retomado ainda nesta sexta-feira (20).

Para que Mateus conquiste a sonhada classificação para a elite do surf mundial em 2024 depende apenas de si mesmo, precisando vencer nas oitavas e em seguida nas quartas de final. Se ficar entre os quatro primeiros colocados da etapa de Saquarema, o atleta coloca Florianópolis na temporada completa da World Surf League de 2024.

Foto: FME / divulgação

Outra projeção na matemática de Herdy no Challenger em uma eventual derrota na etapa quartas de final, o surfista ainda conseguiria a classificação caso o australiano Jackson Baker seja eliminado antes da fase semifinal ou se o brasileiro Michael Rodrigues e Marcos Mignot caírem antes da final.

Mateus Herdy já disputou cinco etapas na elite do surf mundial na carreira e soma como melhor resultado um terceiro lugar na etapa de Barra de La Cruz, no México, em agosto de 2021, quando foi derrotado somente na semifinal pelo australiano Jack Robinson.