De acordo com o relatório divulgado no final da tarde desta segunda-feira (16) pela Defesa Civil estadual, os números de estragos causados pelas chuvas subiram em Santa Catarina. O Estado já registra seis mortes, 145 municípios com ocorrências e 125 cidades em situação de emergência. Além disso, nesta segunda, a cidade de Rio do Sul, localizada no Alto Vale do Itajaí, decretou estado de calamidade pública.
As últimas duas mortes registradas foram de dois homens: um deles foi eletrocutado em uma rua alagada em Três Barras, no Norte do Estado, e o segundo sofreu uma descarga elétrica ao sair a cavalo para lidar com o gado, em Calmon, no Oeste. Santa Catarina ainda contabiliza 24.720 pessoas desabrigadas em 78 municípios.
Equipes como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Assistência Social e outras estruturas do governo do Estado seguem prestando apoio aos afetados. Marinha do Brasil, Exército e Polícia Rodoviária Federal também estão mobilizados neste período. Pelo menos 92.004 itens de assistência humanitária foram entregues em 26 cidades que solicitaram apoio do Governo de Santa Catarina, sob um investimento de R$ 4,6 milhões.
Clima
A segunda-feira foi marcada pelo retorno dos temporais e chuva volumosa, acompanhados de raios, vendaval e queda de granizo. Conforme os alertas de atenção meteorológica da Defesa Civil, essa condição do tempo se mantém nesta terça-feira (17), com risco de moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de árvores, danos à rede elétrica, alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.
Confira a previsão da Defesa Civil para esta terça: