Região Santa Catarina

Setor de serviços faz PIB catarinense crescer 3,7%

Os bons resultados se devem devido a uma aceleração do crescimento

Setor de serviços faz PIB catarinense crescer 3,7%
Foto: Divulgação / SEMCOM / Governo do Estado - SC

A Secretaria de Estado do Planejamento, lançou nessa segunda-feira (11), o Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina. Setor de serviços faz PIB catarinense crescer 3,7%. O informe desse mês desta os primeiros dados do PIB estadual de 2023.

PUBLICIDADE

A economia do Estado cresceu 3,7% em 2023. Esse número supera o crescimento do país, de 2,9%. Com isso, o PIB catarinense atingiu R$ 505,3 bilhões. Os bons resultados se devem a uma aceleração do crescimento quando comparado com o ano de 2022.

Setor de serviços faz PIB catarinense crescer. Ramos como transportes, comércio, alojamento e alimentação, cresceram 4,7%. A agropecuária também cresceu com alta de 12,7% e as atividades turísticas 6,7%. Contudo, a indústria de transformação fechou o ano no negativo, com retração de 1,4%.

O boletim ainda traz a evolução dos dados fiscais do governo estadual, entre outros indicadores do governo e da economia estadual. Além disso, o conteúdo completo do boletim pode ser conferido no site do governo.

O comportamento do PIB, com seus setores e subsetores, se observa nessa edição do boletim. Além disso, o informativo mostra estatísticas oficiais do mercado de trabalho em Santa Catarina.

O estado tem o menor percentual de trabalhadores na informalidade do país. Além disso, possui a menor taxa de subutilização da força de trabalho.

Relacionadas