A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está ocupando o sexto lugar no ranking de melhores universidades da América Latina, feito pela publicação britânica Times Higher Education. Em meio às 10 primeiras instituições de ensino mais bem avaliadas, sete são do Brasil.
A publicação britânica avaliou o desempenho de 197 universidades de 13 países diferentes. São analisadas as áreas de panorama internacional, receita de indústria, ensino e pesquisa. No total, são 13 os indicadores, entre eles está o grau de titulação dos professores e o número de citações em pesquisa. O ranking foi lançado nesta quinta-feira (14) e a lista pode ser acompanhada na página da publicação.
De acordo com a publicação, as instituições brasileiras melhoraram a quantidade e a qualidade das pesquisas. Na média latino-americana o Brasil supera em quase todos os ítens, menos nas métricas internacionais e na avaliação sobre o impacto de citações.
O país é ainda o mais bem representado do ranking, com 72 universidades.
Dessas instituições brasileiras que estão na lista das melhores, 90% são públicas. A instituição pública brasileira mais bem colocada é a Universidade de São Paulo (USP) que ficou em 2ª lugar pelo sexto ano consecutivo. Já a instituição privada brasileira mais bem colocada foi a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) que ocupa a 10ª posição no ranking.