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Florianópolis: jogos de raciocínio auxiliam na aprendizagem de 17 mil estudantes

Evento de lançamento do Programa Mente Inovadora teve demonstração de jogos didáticos e palestras

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Florianópolis: jogos de raciocínio auxiliam na aprendizagem de 17 mil estudantes
Foto: Fernando Martins / Divulgação

Em Florianópolis, os chamados jogos didáticos estão cada vez mais sendo usados como ferramenta pedagógica na aprendizagem e no desenvolvimento socioemocional dos estudantes na rede pública municipal. Na semana passada, um encontro ocorrido no Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação formalizou a parceria da Prefeitura com a empresa Mind Lab, líder no desenvolvimento de tecnologias de impacto social e pioneira em metodologias focadas na aprendizagem socioemocional. O  projeto contemplará 17.800 alunos, de 32 escolas, onde serão capacitados 156 professores. Para o secretário de Educação da Capital, Maurício Fernandes Pereira, o desenvolvimento de capacidades que tornam as crianças e jovens mais preparados para lidar com um mundo complexo e desafiador deve ser contemplado nas unidades educativas. “O aprendizado em sala de aula deve ir além das disciplinas formais, temos que preparar as crianças e jovens para serem cidadãos éticos e viverem plenamente em sociedade. Os jogos são ferramentas lúdicas que criam uma transcendência entre o que é aprendido na escola e a vida cotidiana. Desde cedo devemos estimular a cidadania, a empatia e a colaboração”, explica ele. A metodologia da Mind Lab parte de um tripé composto por jogos de raciocínio, métodos e o professor como mediador. Propõe um currículo organizado em atividades projetadas para desenvolver habilidades cognitivas, emocionais, éticas e sociais. Elas são voltadas para todos os segmentos escolares, desde a creche até a formação de jovens e adultos, do jardim de infância até o ensino médio. Através do Programa Mente Inovadora, a Mind Lab disponibiliza conteúdos alinhados com a nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa. Os jogos de raciocínio funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano. Associados a reflexões provocadas pelos professores e métodos de organização do pensamento, promovem o desenvolvimento das funções socioemocionais e cognitivas dos alunos, que os ajudem a construir seu autoconhecimento e o autocontrole.  Aprendizagem socioemocional É o processo de aquisição de habilidades para reconhecer e gerenciar emoções, desenvolver cuidado e preocupação com os outros, tomar decisões responsáveis, estabelecer relacionamentos positivos e lidar com situações desafiadoras de forma eficaz. Vários estudos mostraram que ela pode ter impactos positivos no desempenho acadêmico dos alunos, aumentando suas chances de sucesso na escola e mais tarde na vida.   A metodologia Mind Lab O Mind Lab trabalha com cerca de 70 jogos de raciocínio para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos de 1 a 18 anos, de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento. Os professores recebem manuais que explicam e estruturam cada lição em detalhes para apoiar o desenvolvimento do conjunto de competências do currículo para o respectivo semestre.

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Foto: Fernando Martins / Divulgação

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