
Em São José, na Grande Florianópolis, a Guarda Municipal recebeu na quinta-feira (31), a visita institucional do comandante da Guarda Municipal de Itapema, Luiz Alberto da Rosa. O objetivo do encontro foi conhecer a estrutura da Central de Videomonitoramento de São José. Considerada referência em Santa Catarina, além de promover a troca de experiências e o fortalecimento da cooperação entre os municípios.
A visita ocorreu logo após a visita do Diretor de Segurança e Ordem Pública da Polícia Municipal de Chapecó, que também esteve em São José recentemente com a mesma finalidade: conhecer a estrutura e os avanços tecnológicos utilizados pela Guarda Municipal josefense.
“É uma grande honra para a Guarda Municipal de São José. E também para o município receber instituições que vêm com o objetivo de implantar ou aperfeiçoar suas centrais de videomonitoramento. Nosso setor é pioneiro no Estado e segue sendo referência. Queremos sempre evoluir. E contribuir para que mais cidades adotem essa ferramenta tão importante para a segurança pública”, destacou o comandante da GM de São José, Diego Molina.
Monitoramento de excelência
Durante a visita, os representantes da Guarda de Itapema puderam acompanhar de perto o funcionamento da central. Que opera 24 horas por dia, sete dias por semana, com monitoramento contínuo das vias públicas do município. “A gente está correndo atrás, estamos engatinhando ainda nessa estrutura, e por isso viemos buscar o apoio de quem já tem mais experiência. Estamos sendo muito bem recebidos e isso é fundamental para que possamos avançar. Essa troca de conhecimento e aproximação entre as instituições é essencial”, afirmou o comandante de Itapema, Luiz Alberto da Rosa.
O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento da segurança no município.“Investimos constantemente em tecnologia e valorização da nossa Guarda. Além disso, ver São José servir de referência para outras cidades é sinal de que estamos no caminho certo, com responsabilidade e inovação na gestão pública”, disse ele.
O secretário municipal de Segurança, Diego Molina, também ressaltou os resultados práticos da central de monitoramento. “Com o apoio das câmeras, conseguimos agir em tempo real em casos como furtos, veículos roubados e outras ocorrências. Toda a movimentação registrada nas vias públicas pode gerar uma resposta imediata por parte da Guarda, o que tem feito a diferença na prevenção e solução de crimes”,disse ele.
Para Diego, a Central de Videomonitoramento de São José segue sendo um exemplo de atuação integrada entre tecnologia, serviço público e proteção à população. A expectativa é que mais municípios sigam o mesmo caminho, fortalecendo a segurança em todo o Estado por meio da cooperação entre guardas municipais.