
Nesta sexta-feira (28), Mianmar foi atingida pelo maior terremoto dos últimos 100 anos no local. O sismo histórico de magnitude 7,7 causou colapso de edifício e fuga em massa. Até o momento, autoridades confirmam três mortes e ao menos 80 pessoas em escombros após desabamento de um prédio de 30 andares, em Bangkok.
O epicentro do terremoto foi a 16 quilômetros a noroeste de Sagaing, em Mianmar, a uma profundidade de 10 quilômetros.
O tremor ocorreu por volta das 13h21 em Bangkok, madrugada no horário de Brasília, e foi o mais forte registrado no mundo desde 2023, segundo dados do USGS compilados pela Bloomberg. Um segundo tremor de magnitude 6,4 foi registrado na mesma região, informou o órgão.



Consequências do terremoto
A bolsa tailandesa suspendeu as negociações e governo criou um centro de emergência 24h. A primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, declarou Bangkok como “zona de emergência”.
Em Mianmar, a mídia estatal relata que duas pontes colapsaram e diversos edifícios foram destruídos em ao menos cinco cidades. A cidade de Yangon teve registro de pessoas abandonando prédios correndo.
A área metropolitana de Bangkok abriga mais de 17 milhões de pessoas, muitas das quais vivem em apartamentos.
Veja o momento em que o prédio desaba:
Outro vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o desespero dos moradores deixando prédios, ruas com rachaduras, pontes rompendo, entre outros fatos. Confira: