Região Santa Catarina

Vídeo: policial militar é morto com tiro em SC; criminoso foi preso

Bandido teria tomado a arma da mão do PM durante uma abordagem de rotina

Autor
Vídeo: policial militar é morto com tiro em SC; criminoso foi preso
Davi tinha 37 anos. Foto Thiago Hockmüller Portal Engeplus

Um sargento da Polícia Militar de Santa Catarina foi morto com oito tiros na manhã desta terça-feira (3), em Criciúma, no Sul do Estado. De acordo com informações da PMSC, o policial Davi Appel da Silva, de 37 anos, estava dentro de uma viatura, quando foi atingido durante uma abordagem de rotina, por volta das 11h50, na rua Tuiuti, no bairro Comerciário, próximo ao estádio Heriberto Hülse e da Escola Sebastião Toledo dos Santos (Colegião).

PUBLICIDADE

O autor dos disparos foi preso. Informações ainda preliminares dão conta de que o criminoso é uma pessoa em situação de rua, que caminhava pela calçada quando foi abordado pelo policial, ainda dentro da viatura. Imagens do circuito de monitoramento que não foram divulgadas à imprensa mostram que o homem então se aproximou da janela do motorista e entrou em luta corporal com o sargento. Em seguida, ele consegue tomar a arma e fazer os disparos, e também aplica coronhadas na cabeça do policial e também na viatura. Na sequência, ele sai caminhando, mas é contido por populares na mesma rua.

Na delegacia de Polícia Civil, os agentes descobriram que o criminoso já havia se envolvido em pelo menos duas outras ocorrências de agressão a policiais, em outubro de 2022 e em abril deste ano. Nas duas oportunidades, ele foi preso, mas acabou solto por ordem da Justiça. Em Criciúma, ele vinha sendo monitorado pela PM pois costumava fumar crack próximo a uma escola.

Moradores das imediações de onde ocorreu o crime conseguiram filmar a cena com um celular. As imagens circulam pelas redes sociais. Confira:

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, manifestou seu pesar pelo ocorrido. Jorginho afirmou que recebeu a notícia do falecimento com profunda tristeza. Em nota, ele expressou solidariedade à família do policial, aos colegas e a Polícia Militar (PM). “Não mediremos esforços para que este crime não fique impune e o criminoso seja devidamente responsabilizado”, informou.

Vídeo flagrou o momento em que o assassino dispara junto à viatura. Foto: reprodução / divulgação

A Polícia Militar de Santa Catarina emitiu uma nota oficial lamentando o ocorrido. Confira a íntegra:

É com profundo pesar e consternação que o Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) manifesta suas condolências pelo falecimento do 3° sargento Davi Appel da Silva, de 37 anos, que pertence ao 9º Batalhão de Polícia Militar (Criciúma), quando foi assassinado por um criminoso durante abordagem policial militar nesta terça-feira (3).

Expressamos nossa solidariedade e sentidas condolências aos familiares, amigos e colegas de farda do policial, reconhecendo o imensurável sacrifício e dedicação deste herói em servir e proteger a sociedade. Sua coragem e comprometimento com o dever serão lembrados e honrados por todos nós.

Neste momento de luto e dor, estendemos nossos mais sinceros sentimentos, enaltecendo a valentia e abnegação de todos os membros da corporação policial militar que diariamente arriscam suas vidas na nobre missão de preservar a ordem pública.

Que a memória e o legado do referido policial militar permaneçam como inspiração e exemplo para todos nós. E que a justiça prevaleça.

Por fim, enaltecendo o valor deste herói, destaco um trecho da canção da PMSC:

“Jamais sejam por nós esquecidos”.

(Letra e música tenente-coronel PMSC Roberto Kel)

DETERMINO ainda que, a partir do dia de hoje, 3, terça-feira, as insígnias dos Comandantes das OPMs da Polícia Militar de Santa Catarina, por 3 (três) dias, permaneçam a meio mastro. As bandeiras Nacional e de Santa Catarina permanecerão hasteadas normalmente na forma regulamentar.

Atenciosamente,

AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA

Coronel PM Comandante-Geral da PMSC”

PUBLICIDADE

Relacionadas