
Uma operação conjunta entre as Polícias Civil de Santa Catarina, Paraná e São Paulo cumpriu, na manhã desta quinta-feira (24), 21 mandados de busca e apreensão visando esclarecer um golpe em que um investigado se passava por agenciador do BNDES, prometendo a liberação de valores para investimentos em pequenas e médias empresas.
Durante as investigações, as forças de segurança identificaram que o suspeito apresentava um plano de reestruturação financeira dessas empresas. Assim, prometia a liberação de fundos do BNDES para que elas pudessem expandir.
O vídeo abaixo compõe o esquema de enganação dos criminosos, que enviaram as imagens na tentativa de enganar as vítimas. Veja:
Ainda conforme a polícia, os alvos da ação teriam lucrado mais de R$ 6 milhões com o golpe. Eles teriam feito diversas vítimas em Santa Catarina e em outros estados.
Os investigados utilizavam a empresa NSE Consultoria para se apresentar às vítimas. Agora, eles deverão responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa.
As ordens judiciais foram cumpridas em Florianópolis, Biguaçu, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Pinhalzinho, em Santa Catarina, além de São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Até o momento, não houve prisões relacionadas ao golpe, mas as investigações continuam para a responsabilização dos envolvidos.
BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública federal com sede no Rio de Janeiro, cujo principal objetivo é o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.
Trata-se de uma entidade que compõe a administração pública indireta, vinculada ao Ministério da Economia. Sua função é apoiar empreendedores de todos os portes, inclusive, pessoas físicas na realização de seus planos de modernização, expansão e concretização de novos negócios. Isso porque o BNDES tem em vista o potencial de geração de empregos, renda e inclusão social no Brasil. Além disso, o BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo.