Região Brasil

Vídeo: Polícia Civil fecha maior mineradora ilegal de criptomoedas no RS

Durante a operação, também foi descoberto o furto de energia elétrica

Autor
Vídeo: Polícia Civil fecha maior mineradora ilegal de criptomoedas no RS
Foto: Reprodução

Na terça-feira (18), a Polícia Civil de Canela, com apoio da Segurança Corporativa da RGE, fechou com uma mineradora ilegal de criptomoedas em uma casa no Bairro São Lucas, no Rio Grande do Sul. Durante a operação, também foi descoberto o furto de energia elétrica (conhecido como gato).

PUBLICIDADE

As equipes da polícia civil e da empresa de energia constataram o funcionamento de centenas de máquinas dedicadas à mineração de criptomoedas. A RGE registrou um consumo mensal superior a cem mil reais, estimando a fraude em aproximadamente um milhão e meio de reais nos últimos meses. Além disso, foram apreendidos todos os equipamentos, inicialmente avaliados em mais de meio milhão de reais, e três armas de fogo durante as buscas. Um casal foi detido em flagrante.

Segundo o Delegado Vladimir Medeiros, responsável pelas investigações na Delegacia de Polícia de Canela, houve colaboração com o setor de combate a fraudes da RGE, com representação judicial junto ao Poder Judiciário e Ministério Público, resultando na rápida resposta às solicitações da autoridade policial.

Medeiros destacou que os suspeitos enfrentarão acusações de furto de energia elétrica, posse ilegal de armas de fogo de uso restrito, crime contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro, sendo encaminhados ao Presídio Estadual de Canela.

Estima-se que os envolvidos obtinham lucros mensais de aproximadamente quatrocentos mil reais com suas atividades ilegais.

Assista ao vídeo

Relacionadas