
Uma idosa de 65 anos caiu durante uma caminhada na trilha da Galheta, na praia de São Miguel, em Penha, no litoral Norte de Santa Catarina, e precisou ser resgatada de Helicóptero Arcanjo na tarde deste sábado (26). O local, de difícil acesso, exigiu uma operação conjunta entre bombeiros e equipe aérea.
O Corpo de Bombeiros Militar de Penha recebeu o chamado por volta das 15h, por meio da Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM). Ao chegar à trilha com apoio da ambulância de Auto Socorro de Urgência, os socorristas encontraram a vítima, deitada no chão, consciente, orientada e com os sinais vitais estáveis. Ela apresentava suspeita de fratura no membro inferior esquerdo.
A equipe prestou o primeiro atendimento, imobilizou a perna da mulher e avaliou o local. Como o terreno era íngreme e de difícil acesso por terra, os bombeiros acionaram o helicóptero Arcanjo. Em seguida, os socorristas embarcaram a vítima no costão da trilha e transportaram-na de helicóptero até a faixa de areia da praia de São Miguel.
Veja o vídeo quando os bombeiros resgatam a vítima:
Na praia, a equipe transferiu a paciente para a ambulância ASU-304, que a conduziu até o Pronto Atendimento do município.
Autoridades reforçam cuidados antes de iniciar trilhas
Especialistas e autoridades reforçam a importância do planejamento antes de realizar trilhas. É essencial informar familiares, bem como, amigos sobre o trajeto, conferir a previsão do tempo e utilizar calçados adequados. Além disso, levar água, lanterna, e manter o celular carregado pode fazer a diferença em caso de emergência.
Os bombeiros recomendam evitar percursos isolados e, sempre que possível, optar por trilhas acompanhadas de guias ou pessoas com experiência. Em caso de acidente, acione imediatamente o telefone de emergência 193.