
Um banhista de 23 anos morreu afogado ao final da tarde desta terça-feira (14), na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Era por volta de 17h20 quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para localizar o corpo da vítima no mar.
Em ações rápidas e coordenadas, as equipes de mergulho e salvamento iniciaram as buscas pelo banhista na água, enquanto a moto aquática da Praia Mole atuava na superfície. Paralelamente, o drone RPA (Aeronaves Remotamente Pilotadas) Hórus-46 realizou sobrevoos estratégicos na área.
De acordo com a corporação, em cerca de 20 minutos, o equipamento localizou a vítima submersa, permitindo o rápido repasse das informações de localização ao condutor da moto aquática, que transportou os mergulhadores até o ponto indicado.
No segundo mergulho, eles conseguiram resgatar o corpo do rapaz. Logo depois, o posicionaram na prancha de salvamento e conduziram até a faixa de areia. Confira o vídeo da rápida atuação dos bombeiros abaixo:
Como um banhista pode evitar se afogar
Santa Catarina registra diversos afogamentos anualmente. Sendo assim, é sempre importante destacar algumas orientações do Corpo de Bombeiros sobre como prevenir afogamentos. Veja abaixo:
- escolher praias com guarda-vidas;
- evitar nadar em áreas com bandeiras vermelhas;
- respeitar orientações dos profissionais de segurança;
- manter crianças e idosos sempre acompanhados por um adulto;
- não tentar salvar outras pessoas sem estar habilitado;
- não entrar na água se tiver ingerido bebida alcóolica;
- não andar em costões.