
Um grave acidente aéreo abalou a capital de Bangladesh, em Daca, nesta segunda-feira (21). Um avião militar da Força Aérea caiu dentro do campus de uma faculdade, resultando na morte de 19 pessoas e deixando mais de 50 feridos. Equipes de emergência locais confirmaram o balanço de vítimas.
O caso ocorreu por volta das 4h18 no horário de Brasília (13h18 no horário local), cerca de 10 minutos após a decolagem, no bairro Uttara. O departamento de relações públicas das Forças Armadas informou que a aeronave era um avião de treinamento militar.
Resgate das vítimas
Um médico do Instituto Nacional de Queimaduras e Cirurgia Plástica relatou que mais de 50 pessoas, incluindo crianças e adultos, foram hospitalizadas com queimaduras. Além disso, um porta-voz militar alertou que o número de mortos na faculdade pode aumentar.
Investigação da queda do avião
Muhammad Yunus, chefe do governo interino de Bangladesh, prometeu que tomará as “medidas necessárias” para investigar a causa do acidente e “garantir todos os tipos de assistência” às vítimas e suas famílias. Assim, ele expressou profunda tristeza, afirmando que “a perda sofrida pela Força Aérea… pelos estudantes, pais, professores, funcionários e outros neste acidente é irreparável”.
Vídeos divulgados logo após a queda mostram um grande incêndio próximo a um gramado. Imagens do local registraram equipes de resgate combatendo as chamas e retirando as vítimas do prédio. Veja:
Este acidente ocorre pouco mais de um mês após um acidente aéreo na vizinha Índia, onde um avião da Air India caiu sobre um alojamento estudantil de uma faculdade de medicina na cidade de Ahmedabad. Dessa forma, aquele desastre resultou na morte de 241 das 242 pessoas a bordo e de 19 pessoas em solo, tornando-se o pior desastre aéreo do mundo na última década.