Um homem de nacionalidade uruguaia, de 24 anos, procurado pela Interpol e que estava preso na Penitenciária de Florianópolis desde 2022, foi extraditado. O detento foi levado de volta ao seu país de origem.
O homem foi entregue a uma equipe da Polícia Federal do Uruguai no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Em seguida, os agentes embarcaram com o detento rumo ao Uruguai.
Segundo a Polícia Federal, o jovem foi preso em Florianópolis em 2022 pelo crime de tráfico de drogas, ocasião em que portava documentos falsos. Além disso, o homem procurado pela Interpol tinha mandado de prisão no Uruguai por homicídio
De acordo com a Justiça uruguaia, o homicídio aconteceu em 2108 e a condenação saiu em 2023. Nesse intervalo, o homem foi preso no Brasil por tráfico de drogas, onde cumpria pena no presídio da capital catarinense.
O nome do detento foi incluído como foragido na Difusão Vermelha da Interpol, pela justiça do Uruguai. A inclusão na lista vermelha da Interpol permitiu que a Polícia Federal solicitasse sua prisão ao STF que expediu o mandado de prisão para fins de extradição.
A medida consiste na entrega de um foragido internacional localizado no Brasil ao país requisitante. Segundo a Polícia Federal, um total de sete procurados pela Interpol foram presos em Santa Catarina este ano.