O resgate de uma turista que se feriu durante uma trilha mobilizou o Corpo de Bombeiros e trabalhadores das redondezas na tarde desta sexta-feira (27), no Morro das Aranhas, em Florianópolis. A jovem teria torcido o tornozelo pouco antes das 14h e precisou de ajuda para deixar o local.
Logo depois de ter sido acionada, a guarnição empenhada na ocorrência se deslocou até o início da trilha, no canto direito da praia do Santinho, e seguiu por cerca de 750 metros por um terreno acidentado até encontrar a vítima.
Devido à dificuldade do terreno e à extensão da trilha, a jovem já estava sendo transportada em uma maca rígida por funcionários do hotel e por um guarda-vida comunitário.
Quando a alcançaram, os bombeiros a imobilizaram em uma maca adaptada e a conduziram até a viatura de apoio. Após o trecho mais desafiador, a turista foi transportada até uma unidade hospitalar para receber atendimento médico especializado.
Veja mais fotos:
Como se prevenir contra acidentes em trilha
Os bombeiros destacam a importância da prevenção contra acidentes em trilhas. Segundo a corporação, ao planejar uma atividade, é fundamental:
- Verificar as condições climáticas;
- Utilizar roupas e calçados adequados;
- Informar alguém sobre seu itinerário;
- Levar consigo um kit de primeiros socorros;
- Procurar realizar a trilha acompanhado por um guia experiente ou por um grupo de amigos;
- Respeitar os limites físicos de cada um.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, ao seguir essas recomendações, é possível reduzir significativamente o risco de acidentes e garantir uma experiência segura e prazerosa.