Binômios é como são chamadas as duplas formadas por um bombeiro e um cão de busca. Reconhecido internacionalmente, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina tem se destacado nas ações de busca e salvamento de vítimas.
A performance dos cães nessas situações é essencial em situações extremas e por isso é preciso muito treino. Nessa semana, em Florianópolis, foi realizado treinamentos para cães pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS).
O treinamento conjunto foi realizado por quatro binômios, o cabo Thiago Evandro Amorim e a cadela Moana, o cabo Jean Renato Vieira e a cadela Ilha, o cabo Genivan Kull e o cão Nick, além do sargento Willian Valdeley Marques e do cão Marley.
As ações em conjunto buscam aprimorar as técnicas de trabalho dos cães junto aos seus tutores e fazem parte das rotinas de treinamento. O treinamento requer dedicação intensa. Desde filhotes, os cães são treinados para responder a estímulos olfativos e desenvolver suas habilidades naturais de busca.
Após aproximadamente oito anos de trabalho, os cães se aposentam das operações de busca, mas muitos continuam a contribuir em outras atividades, como a cinoterapia, um programa onde os cães visitam hospitais, creches e asilos, trazendo conforto a pacientes e idosos.