Cinco traficantes presos em fevereiro de 2021 com mais de 160 quilos de drogas, armas, munições e veículos roubados, foram condenados pelo juízo da comarca de Florianópolis. Somadas, as penas impostas ultrapassam 65 anos de prisão, todas em regime fechado. Segundo a investigação, a droga era trazida de outro estado para Santa Catarina e cada integrante da organização tinha uma função predeterminada na cadeia de venda e distribuição.
Eles foram detidos após trabalho de investigação da Polícia Civil e posterior monitoramento dos envolvidos, com 159 quilos de cocaína, cinco quilos de maconha, duas armas de uso restrito, munições e uma máquina para contar dinheiro, além de um caminhão roubado e dois veículos – Ford Ecosport e Jeep Renegade, ambos utilizados para o tráfico. No esquema, o caminhão com drogas era aguardado em um posto de combustíveis na BR-282. Depois, escoltado até um galpão no Vale do Rio Tijucas para o fracionamento e envio a diferentes destinos.
O líder da quadrilha foi condenado a 17 anos, dois meses e 26 dias de reclusão e 2.005 dias-multa. O homem que guardava a maconha, a máquina de contar dinheiro e as armas foi sentenciado à pena de 15 anos, três meses e 10 dias de reclusão, mais 1.721 dias-multa. O detido com os 159 quilos de cocaína pegou 11 anos e quatro meses de reclusão, e 1.754 dias-multa. O responsável pelo galpão, 10 anos e oito meses de reclusão, além de 1.599 dias-multa. E o motorista do caminhão foi condenado a 10 anos e oito meses de reclusão, mais o pagamento de 1.599 dias-multa.