
Um trabalhador morreu em um incêndio que atingiu uma empresa de fabricação de filtros de papel para condicionadores de ar, em Flor do Sertão, no Extremo Oeste de Santa Catarina. Por volta das 13h desta terça-feira (15), o Corpo de Bombeiros Militar iniciou o combate das chamas.
Ao chegarem ao local, as guarnições se depararam com dois dos quatro galpões da empresa, que soma 3.854 metros quadrados, tomados pelo fogo. Esses galpões abrigavam o maquinário, enquanto os outros dois eram usados para o armazenamento de bobinas de papel.
Imediatamente, um bombeiro iniciou o gerenciamento de riscos, verificando a energia, materiais combustíveis, carga de fogo e a possível presença de vítimas. Paralelamente, o restante da equipe começou a montar o estabelecimento, usando uma adutora e linhas de combate. A tensão aumentou quando a equipe soube sobre a possível presença de duas vítimas dentro da edificação.
Resgate do trabalhador
Durante as buscas, a equipe localizou um trabalhador carbonizado próximo a uma porta de saída. Momentos depois, os socorristas encontraram uma segunda vítima, inicialmente dada como desaparecida. Ela estava em segurança do lado de fora da edificação.
Além disso, a guarnição encontrou várias pessoas da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) da empresa já tentando conter o fogo com o hidrante do local. Foi necessário, então, direcionar esses indivíduos para a saída, garantindo a segurança de todos antes que os bombeiros assumissem o controle total da situação.
Combate do incêndio
Os bombeiros combateram o incêndio por aproximadamente duas horas, utilizando cerca de 15 mil litros de água transportada e parte da reserva da própria empresa. Eles isolaram o estoque de bobinas de papel para evitar que o fogo se espalhasse para os galpões adjacentes. Por fim, as autoridades investigarão as causas do ocorrido.
Veja fotos:


