O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (29), a operação Torcida Segura, em Florianópolis. O objetivo é cumprir 18 mandados de busca e apreensão, relacionados ao enfrentamento a atos de violência envolvendo torcidas organizadas. Conforme as forças de segurança, são alvos da ação as torcidas Gaviões Alvinegros e Mancha Azul, dos times de futebol da Capital, Figueirense e Avaí, respectivamente.
De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que coordena a ação, os mandados contém os endereços dos alvos, bem como as sedes das torcidas. Elas ficam localizadas nos bairros Estreito e Carianos, nas proximidades dos estádios Orlando Scarpelli e Ressacada. Atuam no cumprimento das ordens judiciais as Polícias Militar e Civil.
Investigação contra torcidas organizadas
A operação visa apreender celulares e materiais para aprofundar as apurações no procedimento de investigação criminal que está em trâmite. Ele teve início após um confronto violento entre membros das torcidas organizadas em um posto de gasolina no município de São José. A briga aconteceu depois de um jogo na Capital.
Na ocasião, os suspeitos participaram de uma briga generalizada, com uso de barras de madeira e ferro, deixando quatro homens gravemente feridos e causando danos significativos aos veículos envolvidos, o que é alvo de uma investigação específica da Polícia Civil em São José. Segundo a apuração dos fatos, a partir deste caso se tornou notável o aumento da violência em jogos envolvendo alguns integrantes das organizadas.
Ainda conforme apurado, os alvos estariam envolvidos em atividades como associação criminosa e outros crimes correlatos, como incentivo e prática de violência no esporte. A operação, que continua em andamento, tem por intuito desarticular essas condutas criminosas e por fim, acabar com a violência no futebol catarinense.