
Nesta quarta-feira (23), um terremoto de magnitude 6.2 abalou prédios em Istambul, na Turquia, deixando mais de 150 pessoas feridas. O epicentro do terremoto foi na área de Silivri, cerca de 80 quilômetros a Oeste de Istambul, e aproximadamente às 12h49 (horário local). “Estamos em alerta”, afirmou a Agência de Desastres Naturais do país.
Conforme informações do Centro de Pesquisa Alemão para Ciências Geológicas (GFZ), o tremor aconteceu a uma profundidade de 10 quilômetros abaixo da superfície e foi seguido por tremores secundários.
Vídeos mostram pessoas correndo desesperadas, em Istambul, e prédios balançando. Veja:
Feridos no terremoto
Moradores de Istambul deixaram seus edifícios no momento do impacto. O governo da Turquia afirmou que mais de 150 pessoas ficaram feridas. Isso teria ocorrido porque moradores teriam se jogado de lugares altos por causa do pânico durante o terremoto.
O GFZ registrou a magnitude do terremoto em 6.02, enquanto o Centro Cismológico Euromediterrâneo (ESMC) relatou que três tremores secundários se sucederam. Desses, dois tiveram magnitudes de 5.0, e o terceiro, de 4.5.
Vale lembrar que, em 2023, a Turquia teve cerca de 60 mil mortos em terremotos. Na ocasião, os sismos chegaram a 7,7 graus na Escala Richter.
Âncora de telejornal sente os tremores enquanto estava ao vivo
Falando em turco, a jornalista relatou que sentiu o tremor no estúdio enquanto se segurava na mesa. Quando os tremores pararam, ela pediu para alguém ligar para sua mãe. Acompanhe um trecho do vídeo publicado nas redes sociais da CNN:
Leia também: Sobe para 1,6 mil o número de mortos após terremoto na Tailândia – Guararema News