Um homem de 26 anos sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada de sábado (21), enquanto mexia em uma lixeira em via pública em São José, na Grande Florianópolis. Ele foi atingido por disparos de arma de fogo por volta das 3h20 na rua Manoel Loureiro, bairro Barreiros.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima, que é natural do Rio Grande do Sul, acabou sendo alvejada por três tiros, e precisou ser levada ao hospital. As áreas em que o corpo do rapaz foi atingido não foram informadas, no entanto, ele segue em estado estável.
A PM revelou ainda que a vítima passagens policiais por furto, posse de drogas, receptação e apropriação indébita. A autoria e a motivação do crime permanecem desconhecidas e serão investigadas pela Polícia Civil.
Tentativa de homicídio
Segundo a legislação brasileira, a tentativa de homicídio é um crime grave que consiste em atentar contra a vida de outra pessoa, tendo como objetivo matar, porém, devido a circunstâncias além do controle do autor, o ato não é consumado. É necessário que haja a intenção de matar (dolo) para que a ação seja assim classificada.
O Código Penal brasileiro prevê em seu artigo 121 o crime de homicídio, sendo que a tentativa de homicídio pode ser considerada uma etapa não concluída deste crime. Este artigo estabelece que a pena aplicada ao homicídio tentado varia entre 6 e 20 anos de reclusão, combinado com a redação que trata da Tentativa (diminuição de um a dois terços da pena).