Um cearense de 38 anos sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada desta segunda-feira (12), ao ser baleado na cabeça em Florianópolis. A vítima foi alvejada por volta das 3h45 na Estrada Dom João Becker, no bairro Ingleses, no Norte da Ilha.
De acordo com a Polícia Militar, após levar o tiro, o homem foi atendido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e posteriormente levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte.
A PM também informou que a vítima tem passagens policiais por construir ilegalmente em solo não edificável. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime, bem como sobre o estado de saúde do homem. O caso será investigado.
Tentativa de homicídio
Segundo a legislação brasileira, a tentativa de homicídio é um crime grave que consiste em atentar contra a vida de outra pessoa, tendo como objetivo matar, porém, devido a circunstâncias além do controle do autor, o ato não é consumado. É necessário que haja a intenção de matar (dolo) para que a ação seja assim classificada.
O Código Penal brasileiro prevê em seu artigo 121 o crime de homicídio, sendo que a tentativa de homicídio pode ser considerada uma etapa não concluída deste crime. Este artigo estabelece que a pena aplicada ao homicídio tentado varia entre 6 e 20 anos de reclusão, combinado com a redação que trata da Tentativa (diminuição de um a dois terços da pena).