Um suspeito de 28 anos, por não aceitar o término do relacionamento, esfaqueou a jovem ex-namorada até deixá-la em estado grave na manhã desta quinta-feira (5) em Palhoça, na Grande Florianópolis. Ele foi preso logo depois e responderá por tentativa de feminicídio.
O crime foi cometido por volta das 7h, na Rua Salvador João de Quadros, bairro Alto Aririú. As informações repassadas pela Polícia Militar dão conta de que a vítima, de 26 anos, teria sido atingida por diversos golpes de arma branca.
A descrição de estado grave se dá por conta de lesões provocadas no pulmão da jovem e ainda, devido à ausência de movimentos nos membros inferiores. Ela foi internada e recebe atendimento hospitalar. Segundo a PM, ambos são catarinenses e nenhum dos dois possuía passagens policiais.
Tentativa de feminicídio
Feminicídio é a palavra usada para definir o homicídio de mulheres cometido em razão do gênero, ou seja, quando a vítima é morta por ser mulher, e está diretamente relacionada à violência doméstica e familiar.
A Lei nº 13.104/2015 torna o feminicídio um homicídio qualificado e o coloca na lista de crimes hediondos, com penas mais altas, de 12 a 30 anos. É considerado feminicídio quando o assassinato envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima.
Já a tentativa de feminicídio trata-se de atentar contra a vida da vítima, tendo como objetivo matar, porém, devido a circunstâncias além do controle do autor, o ato não é consumado.