Em Rio do Sul, no Alto Vale catarinense, moradores do condomínio Marcolino Martinho Felipe, no bairro Barra do Trombudo, têm sofrido nos últimos meses com a ação do crime organizado, que passou a atuar no bairro amedrontando a comunidade. Nesta quinta-feira (18), a Polícia Militar iniciou uma operação com o apoio do pelotão Tático, de Florianópolis, um grupamento especializado na elite da PM catarinense.
Nesta primeira etapa da operação, estão sendo instaladas câmeras de vigilância e alguns dos prédios recebem uma nova pintura. De acordo com relatos que vem sendo coletados pelos setor de inteligência da PM, os traficantes agem com violência, ameaçando os moradores e até mesmo ocupando alguns imóveis, expulsando as famílias dali.
Alguns comerciantes também informaram que os bandidos vêm exigindo até mesmo um pagamento semanal para que possam trabalhar. A operação, liderada pelo 13º Batalhão da Polícia Militar de Rio do Sul, não tem data para ser concluída.
De acordo com o comandante Anderson Mello Maia, todos os dias um novo grupo do Tático da PM ocupará o condomínio para retirar de circulação as pessoas envolvidas com atividades criminosas, principalmente o tráfico de drogas.